+ Postagens

“Estou quase exausto e sinto que o fim está próximo”: Há 43 anos, esse ator lendário estrelou um filme de guerra esquecido apenas por dinheiro – Notícias de cinema

Laurence Olivier morreu em 1987 e não será lembrado por este longa-metragem, mas sim como um dos grandes atores do século XX.

Indicado 10 vezes e vencedor de dois Oscars — de Melhor Ator e Melhor Filme — por Hamlet, em 1948, o diretor, roteirista e astro da adaptação cinematográfica da famosa peça de William Shakespeare, Laurence Olivier, conquistou com seu esforço e talento o direito de ser considerado um dos melhores e mais influentes atores e diretores do século XX.

Com mais de 100 peças em seu currículo e mais de 60 filmes, o britânico também recebeu dois Oscars honorários ao longo de sua carreira, um por seu trabalho na adaptação de Henrique V para as telas e outro em 1978, em reconhecimento a toda sua trajetória profissional.

Ao longo de sua carreira, Laurence Olivier nunca deixou de demonstrar sua paixão pelo teatro, arte à qual dedicou a maior parte de sua vida, e não hesitou em levá-la aos cinemas, encarregando-se da adaptação de importantes obras de Shakespeare, como Ricardo III ou Otelo — neste apenas como protagonista — que dirigiu e protagonizou com frequência.

London Films

O homem que levou Shakespeare ao topo de Hollywood

No entanto, Olivier sempre combinou suas experiências em Hollywood com sua dedicação ao teatro, fundando o Teatro Nacional de Londres em 1963 e atuando como seu diretor até 1973. Ele também foi indicado ao Oscar três vezes na década de 1970 — por Jogo Mortal, Maratona da Morte e Os Meninos do Brasil — e também ficou famoso por seu trabalho em outros filmes, como Uma Ponte Longe Demais e Drácula. No entanto, em seus últimos anos, papéis coadjuvantes e trabalhos em filmes para a televisão predominaram.

Embora para muitos esta fase de sua carreira não tenha correspondido à grandeza e ao talento que ele demonstrou durante décadas, nenhuma de suas obras foi tão mal recebida quanto um filme que Olivier aceitou filmar nos anos 80 sob a direção de Terence Young: Inchon. Um filme de guerra lançado em 1981 que se tornaria um dos piores já feitos.

Ambientado durante uma batalha decisiva ocorrida durante a Guerra da Coreia em setembro de 1950, o filme foi difamado para a posteridade por ter sido financiado pela Igreja da Unificação, fundada por Sun Myung Moon e considerada uma seita por muitas organizações devido à sua subserviência ao líder e às práticas comuns de seus seguidores. O produtor do filme foi Mitsuharu Ishii, um membro proeminente do ramo japonês da Igreja.

Financiado com impressionantes 46 milhões de dólares e com a contratação do veterano diretor Terence Young, a produção do filme foi marcada por diversos atrasos e interferências do movimento da Lua durante todo o processo, e seu lançamento também foi um desastre. Fortemente criticado pela crítica, o filme foi um fracasso de bilheteria, arrecadando apenas 5 milhões de dólares.

“Por que estou atuando neste filme? A resposta é simples. Dinheiro.”

No entanto, Laurence Olivier não fez um mau negócio com o longa, visto que não estava passando por um bom momento na época, e aceitou prontamente o salário oferecido: 1 milhão de dólares por seis semanas de filmagem. O próprio diretor e ator não escondeu que fez isso pelo dinheiro, considerando o que explicou para à uma revista durante a estreia do filme e foi relatado mais tarde pelo SlashFilm.

As pessoas me perguntam por que estou atuando neste filme. A resposta é simples: dinheiro, minha querida. […] Estou quase esgotado e sinto que o fim está próximo. É por isso que estou aceitando dinheiro agora. Não tenho nada para deixar para minha família, exceto o dinheiro que posso ganhar com filmes. […] Conquistei o direito de aproveitar ao máximo o tempo que me resta.

Laurence Olivier morreu sete anos depois, aos 82 anos, em julho de 1987, e felizmente, não será Inchon que será lembrado por seu filme, mas sim como um dos mais importantes atores e representantes da obra de Shakespeare no século XX.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: