Ele é uma das lendas de Hollywood ainda ativas, mas seu último papel no cinema foi em 2022.
Filho de um capitão da Marinha dos Estados Unidos que queria que ele seguisse seus passos, o agora veterano de Hollywood Robert Duvall sabia que não queria dedicar sua vida ao serviço militar.
Em meados da década de 1950, começou a estudar atuação em uma escola de teatro em Nova York, combinando-a com outros empregos. Lá, conheceu outros atores que também se tornariam estrelas, como Dustin Hoffman e o recém-falecido Gene Hackman.
Os primeiros trabalhos de Robert Duvall como ator foram no teatro e, mais tarde, também fez pequenas aparições em séries de televisão na década de 1960. Sua estreia no cinema foi em 1962, no aclamado filme O Sol é para Todos, e a partir daquele momento, sua carreira começou a decolar.
Universal Pictures
“Adoro o cheiro de napalm pela manhã.”
Ao longo de sua carreira de mais de 60 anos como ator, Duvall atuou em mais de 100 filmes, incluindo alguns dos maiores títulos da história do cinema, como O Poderoso Chefão e sua sequência O Poderoso Chefão II, Bravura Indômita, A Conversação, M.A.S.H., Rede de Intrigas e O Apóstolo, este último também dirigido por ele.
Menção especial, é claro, vai para o mais importante de todos: o filme de guerra Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, no qual seu personagem proferiu uma das frases mais famosas da história do cinema: “Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã.”
Sete vezes indicado ao Oscar, Robert Duvall venceu apenas uma vez, em 1984, por seu papel principal em A Força do Carinho. Sua última indicação foi em 2015 por seu papel em O Juiz, no qual contracenou com Robert Downey Jr.
Robert Duvall também dirigiu cinco filmes ao longo de sua carreira
Considerado um dos melhores atores de Hollywood ainda em atividade, Robert Duvall trabalhou regularmente até cerca de uma década atrás, quando diminuiu o ritmo de seus projetos.
Embora não tenha se aposentado oficialmente, seu último filme foi O Pálido Olho Azul, lançado em janeiro de 2023, enquanto alguns meses antes havia feito parte do elenco do filme esportivo Arremessando Alto, lançado em 2022.

Netflix
“Sempre chega um dia em que você diz: ‘Chega, acabou’. Ainda não cheguei lá, mas estou quase”, comentou o ator há alguns anos sobre a redução da intensidade do trabalho e seus planos para a aposentadoria.