Nomes como Jordan Peele ou Kenneth Branagh foram associados ao projeto, mas até agora não há nada confirmado.
“Há mil anos, o mundo era regido pela superstição e pela espada. Era uma época de obscurantismo, um mundo de terror. A era das gárgulas”. Se você leu esta frase com um tom grave, é um dos muitos que cresceram assistindo à série de animação Gárgulas, um dos títulos-chave para a geração dos anos 90.
E provavelmente também recebeu com entusiasmo a notícia de que havia um filme em live-action em preparação. Isso aconteceu no meio das greves dos sindicatos SAG-AFTRA e WGA, então os detalhes que vieram à tona foram escassos e agora, dois anos depois, o panorama é um pouco diferente.
O que aconteceu com o projeto do filme de Gárgulas?
Antes do anúncio em 2023, a Disney já havia tentado levar adiante um longa-metragem. Na verdade, é algo que eles tinham em mente praticamente desde o início da série. Em 2011, houve uma tentativa quando David Elliot e Paul Lovett – roteiristas de GI Joe – desenvolveram um roteiro que não se concretizou. Posteriormente, segundo rumores, Jordan Peele (Corra, Nós) apresentou sua própria ideia ao estúdio, mas não seguiram adiante.
A única coisa que parece estar agora sobre a mesa é a série para o Disney+ que funcionará como uma nova versão. Sabe-se até agora que James Wan será produtor – sim, o mesmo de Jogos Mortais e Invocação do Mal – e que Gary Dauberman será o showrunner. Infelizmente, o projeto está há vários anos sem anunciar progressos.
Uma série pioneira por sua complexidade
Gárgulas foi uma série pioneira no âmbito da animação porque foi uma das primeiras com as quais a Disney quis se aproximar de um público mais adulto. Desde o início, a ficção se distinguiu por sua atmosfera sombria e tramas complexas que a tornavam diferente de todas as outras séries da companhia. Foi cancelada após três temporadas, mas com isso conseguiu uma legião de seguidores fiéis que a mantiveram como uma referência de culto no gênero da animação há 30 anos.
Disney
Greg Weisman, o criador principal da animação, declarou estar muito empolgado para voltar ao universo de Gárgulas. “Não posso expressar o quão empolgado estou para voltar a escrever histórias de Gárgulas, tanto para os fãs que retornam quanto para os recém-chegados. É um prazer explorar um mundo povoado por Golias, todo o Clã de Manhattan, todos os seus amigos e cada um de seus inimigos. Há muito tempo queria voltar a esses personagens e ter esta oportunidade”, garantiu.
Gárgulas, exibida entre 1994 e 1997, apresentava um clã de gárgulas liderado por Golias. O clã vive nas Terras Altas da Escócia durante o século X, mas é amaldiçoado e acaba congelado por 1000 anos. Eles são transportados para um arranha-céu de Nova York, onde o feitiço é quebrado e se tornam guardiões da cidade.