É e sempre foi o projeto de paixão do astro de Yellowstone.
Se você aposentar Clint Eastwood por um momento — afinal, por volta dos 90 anos, a maioria das pessoas já está curtindo sua merecida aposentadoria —, só Kevin Costner pode ser o rosto do cinema de faroeste moderno. Seu épico de quase quatro horas Dança com Lobos ganhou sete Oscars, além dos longas Silverado, Pacto de Justiça e Wyatt Earp. E ele também estrelou por muitos anos A série (neo)faroeste do momento Yellowstone.
No entanto, ele queria coroar tudo com uma obra muito especial: Horizon: An American Saga é concebido como um megaprojeto composto por quatro longas-metragens, que contariam a história da conquista do Velho Oeste pelos colonos brancos. Mas, depois que o Chapter 1 não gerou muito hype e um desejo correspondente por mais, e não obteve grande sucesso de bilheteria, a conclusão da American Saga está longe de ser garantida. Muito pelo contrário.
“Uma mentira descarada”: Kevin Costner responde às acusações de dublê no set de seu faroeste Horizon
O público decidirá sobre o futuro de Horizon
O capítulo de abertura custou cerca de 100 milhões de dólares para ser produzido e não arrecadou mais de 38,7 milhões em todo o mundo – um fiasco de bilheteria que já tem consequências perceptíveis: o já concluído Horizon Chapter 2 estava programado para estrear nos cinemas em novembro de 2024, mas após seu lançamento ter sido adiado para este ano, o filme foi removido completamente da programação de lançamentos. O que acontecerá a seguir permanece incerto.
Depois que o diretor e ator principal Costner demonstrou confiança por um longo tempo e confirmou que estava determinado a fazer Horizon 3 e 4 a todo custo, essa segurança agora parece estar desaparecendo. Nosso parceiro FILMSTARTS assistiu a Horizon Chapter 2 em 2024 no Festival de Cinema de Veneza e deu 3,5 de 5 estrelas, mas ainda não se sabe quando o resto do mundo poderá desfrutar do filme de 190 minutos. Será que esse enorme empreendimento terá que ser abandonado no meio do caminho?
New Line Cinema
“Tudo depende da resposta do público”, disse o ator Sam Worthington (Avatar) à Variety sobre o futuro da série. Ele leu os quatro roteiros escritos por Costner e sua paixão pelo projeto permanece, mas, às vezes, também se trata de fazer os filmes certos na hora certa. E é justamente aí que a aventura histórica pode cair no esquecimento.
Agora cabe ao público demonstrar interesse em Horizon para garantir financiamento para os dois filmes restantes. A Netflix já se envolveu como investidora no passado, mas, como plataforma de streaming, não é a parceira ou a base ideal para lançar uma saga épica e grandiosa para as telonas. Dadas as circunstâncias, no entanto, Costner terá que se perguntar, mais cedo ou mais tarde, se deseja concluir seu projeto em colaboração com um streaming – ou não.
Horizon: An American Saga – Chapter 1 está disponível na HBO Max.