+ Postagens

Ceará tem cinco casos notificados; três em investigação


O Ceará chegou ao quinto caso suspeito de intoxicação por metanol. O caso foi notificado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta segunda-feira, 6. Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), dois casos já foram descartados após resultados negativos. 

O primeiro, registrado no último sábado, 4, já foi descartado após os exames iniciais negativarem a intoxicação. Um paciente de Caucaia, segundo sob suspeita no Ceará, também testou negativo em exames da Perícia Forense do Estado (Pefoce).

Outro caso foi registrado em São Gonçalo do Amarante e está em investigação. O registro é a primeira investigação de óbito com suspeita de intoxicação por metanol no Estado. Um homem de 55 anos encontrado morto em casa, e devido ao histórico de alcoolismo, está sendo submetido a testes para verificar a presença de metanol.

LEIA TAMBÉM | Como a intoxicação por metanol afeta a visão? Entenda e saiba sintomas

O quarto caso foi de paciente atendido na cidade de Quixeramobim, distante 212 quilômetros (km) de Fortaleza, sendo o segundo a ser notificado na Cidade.

As notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Estado são monitorados pela Sesa. Segundo a pasta, as ocorrências estão sendo investigadas pelas equipes de Vigilância em Saúde estadual e municipal, em articulação com as unidades hospitalares. 

A confirmação laboratorial e identificação da possível origem da exposição está sendo realizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

A Sesa afirma que enviou nota técnica do Ministério da Saúde aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde das superintendências, reforçando as recomendações oficiais sobre a importância da detecção precoce e tratamento.

A pasta diz que orientou os municípios a notificarem imediatamente todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação.

Antídotos para casos de intoxicação por metanol chegam ao Ceará 

Os antídotos para eventuais intoxicações por metanol em bebidas adulteradas chegaram ao Ceará durante a madrugada desta segunda-feira, 6. Cerca de 100 doses do antídoto foram enviadas pelo Ministério da Saúde para o Ceará.

O “remédio” é baseado em etanol farmacêutico, substância que impede o avanço do metanol no organismo humano, e é feito de forma intravenosa, em quantidade a depender do quadro do paciente.

Quando o caso é considerado suspeito de intoxicação por metanol?

Segundo a Sesa, um caso é considerado suspeito quando um paciente que ingeriu bebida alcoólica apresenta embriaguez persistente, desconforto gástrico (dor de barriga, náuseas ou vômitos), forte dor de cabeça, confusão mental ou alteração visual.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: