Incontrolável é o último filme de Tony Scott, falecido em 2012 – e talvez até o seu melhor!
Para mim, Incontrolável é um cinema de ação próximo da perfeição. Um espetáculo a todo vapor com um elenco de peso, incluindo Denzel Washington, Chris Pine e Rosario Dawson, que não é chato nem por um segundo, mas sim emocionante a cada minuto.
Antes de contar mais sobre por que esse filme me inspira repetidamente, quero indicá-lo como o programa perfeito se você ainda está procurando uma dica de streaming para esta noite ou para os próximos dias. Incontrolável está disponível no Disney+.
Esta é a história de Incontrolável
Sob a supervisão de seu experiente colega Frank Barnes (Denzel Washington), o jovem Will Colson (Chris Pine) começa a trabalhar como maquinista. Mas, devido a um erro de um funcionário de uma estação de transferência em outro lugar, este não será um dia rotineiro.
Um trem de carga abandonado, carregado com produtos químicos tóxicos, agora percorre os trilhos em alta velocidade. Barnes e Colson são a última esperança para evitar uma catástrofe. Com o trem, eles podem conseguir parar o veículo descontrolado.
Disney+
Enobrecido por Quentin Tarantino
Quando Quentin Tarantino apareceu no famoso podcast Rewatchables por três episódios no início de 2020 para relembrar filmes que são particularmente queridos, um episódio gerou bastante discussão.
Além de Dunkirk, de Christopher Nolan, e do clássico cult O Rei de Nova York, de Abel Ferrara, Tarantino também discutiu Incontrolável, de Tony Scott, aclamando-o como “um dos melhores filmes da década”.
Isso levou alguns a sorrir e a discutir novamente o gosto peculiar de Tarantino. Afinal, Incontrolável era bom, talvez até muito bom, mas não estava entre os melhores dos melhores! Claro, como sempre, esta é uma questão subjetiva, mas eu também concordo!
Uma lenda da ação em seu auge
Tony Scott aperfeiçoou a arte de contar a história essencial, direto ao ponto. Cada panorâmica magnífica da câmera sobre a natureza, cada linha de diálogo, cada corte rápido serve ao objetivo de proporcionar a maior tensão possível e ação impressionante. E ele consegue!
O diretor, que fica na sombra de seu irmão Ridley Scott, este sendo geralmente mais respeitado por clássicos como Alien, Blade Runner e Gladiador, prova o motivo dele ter sido considerado um dos melhores diretores de ação de todos os tempos.
As cenas de ação não são apenas brilhantemente concebidas, mas também sensacionalmente executadas. O fato de o filme ter sido rodado em trens em movimento no interior compensa. A força total, o poder dessas máquinas velozes, é sempre palpável.