+ Postagens

Arquivo X: Há 26 anos, este episódio que mistura Titanic e De Volta para o Futuro nos levou em uma viagem no tempo – e é um dos melhores da série – Notícias Visto na Web

Durante os anos 90, Arquivo X encantou os fãs de ficção científica com um toque de suspense e intriga sobrenatural. Muitos episódios deixaram uma marca duradoura, como o que falaremos hoje.

O 3º episódio da 6ª temporada de Arquivo X, chamado Triângulo, apresenta uma trama original criada por Chris Carter. O chefão da série deu um toque especial à sua produção, criando quatro atos principais, todos filmados de forma a criar a ilusão de longos planos-sequência – que nunca tinham sido vistos antes na série. O orçamento do episódio era muito alto em comparação com os demais, e isso transparece na tela.

Mulder no Titanic nazista

O episódio começa com nosso agente favorito, Fox Mulder, à deriva no mar após seu bote salva-vidas afundar. Ele foi resgatado no último minuto por marinheiros britânicos a bordo do transatlântico Rainha Anne, que desapareceu no Triângulo das Bermudas em 1939 e retornou para representar o fantasma, cercado por uma névoa espessa.

Fox

Mulder mal secou as roupas quando conta ao capitão uma história sobre uma fenda temporal e uma missão interdimensional. Como resultado, todos o confundem com um espião nazista.

Só que… os verdadeiros nazistas não estão longe! O navio é atacado por um esquadrão de homens da SS liderados por um oficial que, estranhamente nos lembra alguém: ele é ninguém menos que o sósia do Homem Fumante, o infame vilão da série!

Preso nos aposentos do capitão, Mulder ouve notícias assustadoras no rádio: a Segunda Guerra Mundial começou.

Fenda no espaço-tempo

Mas nada pode deter o agente do FBI, preso em uma distorção temporal a bordo de uma espécie de Titanic lotado de nazistas. Ele nocauteia um soldado da SS que se parece com Jeffrey Spender, seu insuportável colega do FBI, e rouba seu uniforme. Depois de vesti-lo para se camuflar, ele acaba em um salão de baile onde conhece uma jovem que se parece com sua amada Dana Scully.

Fox

A história então faz um breve desvio para o presente. Os Pistoleiros Solitários chegam em pânico na frente de Scully e lhe dão um anúncio perturbador: eles não têm mais nenhum sinal de vida de Mulder, que partiu para bancar o Indiana Jones dos oceanos na trilha do Rainha Anne.

Sem mais delongas, Scully fará tudo o que puder para encontrar seu parceiro desaparecido. Só que Spender e Kersh, uma dupla de burocratas administrativos do FBI, atrapalham tudo. Felizmente, o brilhante e fleumático Agente Skinner descobre uma informação ultrassecreta, diretamente do Pentágono: o Rainha Anne reapareceu e as coisas estão prestes a ficar seriamente complicadas.

Uma mudança de atmosfera acontece com o retorno ao transatlântico com Mulder, ainda preso em sua distorção temporal. Os nazistas malignos finalmente o capturam, e ele acaba trancado com a tripulação na sala de máquinas. Lá, o agente descobre que eles estão procurando por uma arma misteriosa chamada Artemis – que se revela ser, na verdade, um cientista!

Fox

Mulder já sabe disso e se entrega, dá a informação aos nazistas e tenta convencer os marinheiros a atravessarem a fenda temporal.

Armadilha de águas profundas

Traído por um duas-caras escondido entre os marinheiros, Mulder é levado pelos nazistas ao salão de baile. O Homem Fumante de 1939 ameaça executar os passageiros, um por um, se não entregar o cientista. Mulder resiste, e os vilões atiram em duas pessoas.

De repente, a sósia de Scully tenta impedir o massacre alegando ser Artemis. Na realidade, ela é uma agente do OSS (Escritório de Serviços Estratégicos, o serviço de inteligência americano durante a guerra) encarregada de proteger a cientista. Mas a verdadeira Artemis se revela.

No momento em que os nazistas estão prestes a matar Mulder e sua Scully do passado, os marinheiros britânicos chegam para a batalha final. Uma briga começa, e nossos dois heróis conseguem escapar em meio à comoção.

Fox

Após essa sequência de ação de tirar o fôlego, a história nos oferece um respiro com um retorno ao presente. Scully ainda está aquecendo as linhas secretas do Pentágono para encontrar Mulder. Spender está sendo Spender, Kersh está interpretando o burocrata vilão, mas Skinner acaba revelando as informações ultrassecretas. Os Pistoleiros Solitários também se envolvem, e o Rainha Anne é encontrado… vazio.

Um final cativante e excêntrico

Voltamos uma última vez a 1939: Mulder e sua falsa Scully estão prestes a ser mortos quando o sósia de Skinner aparece! Ele é um agente americano disfarçado e um salvador de última hora. Mulder então beija a sósia de sua parceira do FBI, que não hesita em lhe dar um soco no queixo.

Mulder então mergulha no oceano para retornar ao presente. Ele é encontrado flutuando na água e acorda no hospital, cercado por Scully, Skinner e os Pistoleiros Solitários. Ele tenta contar a eles sobre sua odisseia de viagem no tempo com temática nazista, mas todos o olham como se ele fosse louco.

Antes de ir embora, Scully, entre a exasperação e a ternura, revira os olhos. Mulder diz a ela: “Eu te amo”. Ela responde com um olhar incrédulo. Mulder percebe que seu maxilar está doendo. E esse é o fim do episódio.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: