Helena (Regina Duarte) finalmente despertará para colocar Joyce (Carla Martins) em seu devido lugar. No capítulo de História de Amor que vai ao ar nesta segunda, 25, a protagonista partirá para cima da filha e exigirá saber se ela realmente deseja expulsá-la do apartamento.
A princípio, Joyce ficará em silêncio diante de Helena. “O que você quer dizer com essas insinuações? Não é a primeira vez que você fala ‘meu apartamento’. Eu quero saber se isso é, na verdade, um recado curto e grosso pra eu dar o fora daqui”, disparará a protagonista. Nesse momento, Joyce tentará sair da mesa, mas Helena a agarrará pelos braços com brutalidade: “Responde!”, exigirá.
Joyce sentirá o peso das mãos de Helena, que disparará: “Eu preciso entender que mecanismo é esse na sua cabeça que te faz ter uma cor a cada hora do dia. Levanta me enchendo de beijos e, duas horas depois, me enche de pancada”, bradará a veterana. Desesperada, Joyce reclamará que a mãe está lhe machucando. “É pra machucar!”, gritará Helena. “Quem sabe assim você não acorda, desperta pra uma nova vida, hein? Vamos, responde!”, prosseguirá.
Joyce dirá que não quer discutir. Nesse momento, Helena dirá para Joyce que ela é pior que Sheila (Lília Cabral): “E você ainda fala que tem medo da Sheila, que foge dela porque pensa que pode fazer mal à sua filha… ninguém pode prejudicar mais a Alice do que você. E já deve estar conseguindo isso. Você deve estar envenenando a menina com esse seu exemplo de instabilidade emocional”, disparará a protagonista. Diante da pressão, Joyce conseguirá escapar e se trancará no banheiro.