Quinze motociclistas foram presos suspeitos de manipular preços de corridas por aplicativo e aplicar corrida “fake” em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As capturas aconteceram na região da Prainha, nesse domingo, 17. Foram apreendidas 19 motocicletas e 40 celulares pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE).
Os suspeitos de aplicarem fraude em corridas por aplicativo na plataforma Uber tinham o objetivo de elevar o valor das tarifas. As ações foram realizadas por meio Delegacia de Polícia Civil de Aquiraz.
A Uber informou, em nota ao O POVO, nesta segunda-feira, 18, que está em contato e à disposição das autoridades responsáveis nos termos da lei.
A plataforma informou que equipes de detecção de fraudes usam análises manuais e sistemas automatizados que analisam mais de 600 tipos de sinais diferentes à procura de comportamento fraudulento.
“Estamos constantemente implementando novos processos e tecnologias para evitar fraudes e aprimorando o treinamento dos nossos agentes, enquanto seguimos trabalhando para ficar à frente dos golpes mais recentes”, explicou a Uber.
Procuramos a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para saber mais detalhes da atuação do esquema criminoso que os suspeitos estavam envolvidos. A matéria será atualizada quando o órgão responder.
Uma coleitva de imprensa será realizada, nesta segunda-feira, 18, às 11h30min, no auditório da PC-CE, no Cisp, em Fortaleza, para apresentar os detalhes da operação que resultou na prisão dos condutores de veículos de aplicativo.