Barney já havia lançado a série quatro anos antes.
Já estamos familiarizados com a era do streaming, mas ainda nos surpreendemos cada vez que a Netflix ou a HBO Max trazem de volta um clássico em formato episódico. Seja um filme antigo dos anos 80 que merece ser revisitado ou uma série de TV que os espectadores assistem repetidamente, a nostalgia é uma arma poderosa nessas plataformas.
Cobra Kai é um dos melhores exemplos disso. O spin-off televisivo do lendário Karatê Kid – A Hora da Verdade é uma sequência completa, com os personagens originais reacendendo antigas mágoas e provando que a vida adulta não apagou essa chama. O que parecia uma curiosidade acabou se tornando uma das melhores produções originais da Netflix – e uma de suas séries mais longas, com seis temporadas concluídas no início deste ano.
Mas nada disso teria acontecido sem outro adulto nostálgico acendendo o pavio. Alguém que, aliás, não tem nada a ver com os filmes originais. Em um episódio memorável da 8ª temporada de How I Met Your Mother, Barney Stinson (Neil Patrick Harris) revela sua teoria cinematográfica mais comovente: o verdadeiro protagonista de Karatê Kid era o vilão Johnny Lawrence, e não Daniel LaRusso, como nos disseram.
CBS
A explicação deixou claro que Stinson sempre se identificou mais com vilões. No caso de Lawrence, ele era o verdadeiro Karatê Kid, o melhor aluno do dojo Cobra Kai, que LaRusso derrota “com um chute ilegal”. A piada no episódio vai longe, a ponto de apresentar participações especiais de Ralph Macchio e William Zabka (que também aparece como convidado em mais sete episódios da 9ª temporada).
Claramente, isso desencadeou algo na mente dos produtores da série: quatro anos depois, Cobra Kai nasceria como uma série original do YouTube antes de migrar para a Netflix. Qual era a proposta? Bem, precisamente, “humanizar o vilão”. Apesar do foco no elenco ao longo das muitas temporadas, o ponto de vista permaneceu em grande parte do lado de Lawrence, e a premissa inicial se concentrou em sua vida adulta depressiva, em oposição à bem-sucedida vida de LaRusso.
Isso não é apenas uma teoria. Em 2024, o produtor executivo Jon Hurwitz compartilhou uma foto com a equipe da série no Instagram com a legenda: “Barney Stinson ficaria muito orgulhoso”. Nos comentários, os usuários fizeram a conexão, mencionando como teria sido legal se tivessem retribuído o favor com uma participação especial de Neil na série. É uma pena que não tenha acontecido.
As seis temporadas de Cobra Kai estão na Netflix.