O clássico de Steven Spielberg contém alguns pequenos erros. Aqui está uma retrospectiva de um dos maiores deles!
Desde o início dos tempos, e independentemente da sua qualidade, os sucessos de bilheteria de Hollywood sempre escondem alguns pequenos erros. Muitas vezes discretos, às vezes anedóticos, eles geralmente escapam da atenção do observador comum, mas poucos conseguem escapar do radar aguçado dos cinéfilos!
Considerado o primeiro blockbuster da história do cinema, Tubarão, de Steven Spielberg, pode representar um verdadeiro feito por parte de seu diretor, além de um clássico imbatível da sétima arte, mas não foge à regra e também contém sua cota de pequenos deslizes.
Aos 15 minutos e 6 segundos o relógio desapareceu!
O longa não ficou livre de deslizes, especialmente de continuidade. Para os fãs mais atentos, é possível identificar pequenas inconsistências ao longa da trama. Entre elas, o número de registro do barco Orca que muda de uma cena para outra, a água do convés que some do nada ou até mesmo um dente do temido tubarão branco que é visivelmente feito de látex.
Mas um dos erros mais curiosos — e fáceis de notar — acontece logo no começo do filme. Na icônica cena em que o chefe da polícia Martin Brody (Roy Scheider) observa os banhistas na praia, momentos antes de mais um ataque, um detalhe chama atenção.
Aos 14 minutos e 48 segundos, Brody aparece usando um relógio no pulso esquerdo. No entanto, se você pausar novamente aos 15 minutos e 6 segundos, o relógio simplesmente desaparece.
Netflix/Universal Pictures
Claro que trata-se de um pequeno deslize de continuidade, provavelmente causado por mudanças entre takes ou esquecimentos durante as filmagens. Ainda assim, é o tipo de detalhe que os fãs adoram identificar — e comentar.
Mas sejamos sinceros: será que isso atrapalha em algo a tensão impecável criada por Spielberg nessa sequência? Difícil imaginar. Mesmo com seus erros pontuais, Tubarão segue como um dos thrillers mais eficazes e icônicos da história do cinema, e o melhor de tudo: está disponível na Netflix!