O momento envolve os personagens de David Corenswet e Rachel Brosnahan.
Superman finalmente chegou às salas escuras brasileiras, uma produção que faz parte do novo Universo Cinematográfico DC idealizado por James Gunn. No enredo, acompanhamos o kryptoniano mais querido dos quadrinhos em sua tentativa de tornar a Terra um lugar mais seguro – personagem, agora, vivido por David Corenswet.
Em uma das cenas do longa-metragem – que já havia sido mostrada no trailer – Superman e sua amada, Lois Lane (Rachel Brosnahan), compartilham um beijo romântico no ar. Apesar de inocente, o momento acabou gerando censura na Índia – conforme informado pela plataforma de notícias local, Bollywood Hungama.
O take dura em torno de 33 segundos e foi removido sob alegações de ser “muito sensual”. No decorrer da trama, alguns palavrões também foram cortados.
Warner Bros. Pictures
“Há momentos em que o estúdio antecipa que o Conselho Central de Certificação de Filmes (CBFC) pode pedir um corte. Isso prolonga o processo de censura, pois é preciso fazer o corte e obter a aprovação do Comitê Examinador. Só então eles recebem o certificado”, explicou o Bollywood Hungama.
“Para economizar tempo e esforço, eles se autocensuram. Isso aconteceu recentemente com F1, quando o personagem de Brad Pitt é visto enviando um emoji de dedo médio para outro personagem. O que foi mostrado na tela indiana foi um punho fechado em vez do dedo médio”, acrescentou.
Como esperado, a CBFC foi amplamente criticada na internet – embora tenha sido o estúdio que fez a mudança, pois sabia que de qualquer forma teria que modificar a “vulgaridade”. Vale ressaltar que a Warner Bros. Pictures já havia passado por um movimento parecido com Mickey 17, onde também se autocensurou.
“Na Índia moderna, você pode mostrar coisas horríveis em um filme, mas uma bela cena de beijo foi censurada no novo filme do Superman. O que exatamente eles querem que sejamos?”, colocou um usuário no Twitter.
Superman conta com um elenco composto ainda por Nathan Fillion, Isabela Merced, Edi Gathegi, Anthony Carrigan e Nicholas Hoult.




