Ao longo dos anos, o destino provou que este longa, ignorado pelo Oscar, estava certo, transformando-o em um favorito do público.
Sem dúvida, o Oscar é o maior reconhecimento que alguém pode receber no mundo do cinema. Se um filme, ator ou diretor leva para casa uma estatueta de ouro, automaticamente ganha um lugar entre as obras-primas da sétima arte. De estrelas como Emma Stone, Kate Winslet e Steven Spielberg a longas como Quem Quer Ser um Milionário? e O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, estes são alguns dos nomes que fizeram sucesso na noite mais glamourosa de Hollywood.
Mas assim como há momentos gloriosos que permanecem gravados na história, também há grandes injustiças e desrespeitos que deixaram muitas pessoas de boca aberta. Filmes e atores que tinham tudo o que precisavam para ganhar, ou pelo menos receber uma indicação, e acabaram sendo completamente ignorados pela Academia. Enquanto alguns atribuem isso a um erro, outros veem como uma completa falta de respeito. A verdade é que há casos no Oscar que são escandalosos porque não ganharam nada, e que com o tempo se tornaram lendários.
Indicada a 7 Oscars, a melhor adaptação de Stephen King pode ganhar uma nova versão após 30 anos
Um dos casos mais memoráveis é o de um filme que foi ofuscado desde o seu lançamento. Porém, com o passar dos anos, o destino lhe deu razão e o tornou um dos preferidos do público; Ele também sempre aparece em todas as listas de “Melhores Filmes”. Este é Um Sonho de Liberdade, que, embora não tenha ganhado nenhum Oscar, é considerado uma das obras mais marcantes da história do cinema.
Castle Rock Entertainment
Dirigido por Frank Darabont e baseado em um conto de Stephen King, quando chegou aos cinemas em 1994, The Shawshank Redemption, no original, não foi o sucesso que eles esperavam. A realidade é que o filme acabou sendo ofuscado por outros gigantes que também estavam na competição, como Forrest Gump – O Contador de Histórias e Pulp Fiction – Tempo de Violência. O mais incrível é que, apesar de receber sete indicações, no final da grande noite, a equipe voltou para casa de mãos vazias.
Castle Rock Entertainment
E o que deveria ter sido ganho por Um Sonho de Liberdade? Especialistas concordam que o filme poderia facilmente ter ganhado Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator para Morgan Freeman. Para muitos, essa história sobre o que significa não perder a fé mesmo nos momentos mais sombrios é um exemplo de injustiça na história da Academia.
Um Sonho de Liberdade está disponível na Max.




