+ Postagens

Um dos 10 melhores filmes de fantasia de todos os tempos – lindo e simplesmente cult! – Notícias de cinema

Este filme simplesmente não envelhece. Feitiço do Tempo é um clássico merecido!

Fantasia é um gênero diverso e abrange muito mais do que apenas princesas em perigo, escolas de magia ou armários que levam para um outro mundo. E mais de mil usuários do AdoroCinema sabem muito bem disso após avaliarem a obra Feitiço do Tempo em 4,2 de 5 estrelas.

É disso que se trata Feitiço no Tempo

O meteorologista da TV, Phil Connors (Bill Murray), está irritado: ele precisa viajar com o cinegrafista Larry (Chris Elliott) e sua nova produtora, Rita Hanson (Andie MacDowell), para a tranquila e um tanto remota cidade de Punxsutawney. “O Dia da Marmota” está sendo comemorado lá — uma tradição anual de alto nível que causa desgosto em Phil. Então, ele faz alguns comentários curtos e está determinado a voltar para casa o mais rápido possível.

No entanto, as más condições climáticas forçam Larry, Rita e Phil a passar a noite na pacata cidadezinha. Quando o alarme de Phil toca, é o “Dia da Marmota” novamente. Ninguém mais percebe a repetição. Nem a próxima, a próxima, a próxima.

Columbia Pictures / Prime Video

Reviva o mesmo dia!

O diretor e roteirista Harold Ramis e o seu parceiro na narrativa Danny Rubin não inventaram o conceito de loop temporal, mas praticamente o aperfeiçoaram. Sua comédia insanamente acelerada e exagerada ocasionalmente se transforma em uma narrativa altamente sensível e reflexiva sobre transitoriedade, monotonia e solidão — e eles conseguem esse equilíbrio tonal como se fosse a coisa mais fácil do mundo.

O fato de Bill Murray ter interpretado o papel principal como um prisioneiro do tempo e do espaço os beneficiou enormemente. Pelo menos do ponto de vista artístico: discussões intensas sobre o equilíbrio certo entre tragédia e humor, discursos filosóficos profundos e o desejo de distorcer a ideia de que “é assim que as coisas são” levaram a um rompimento entre Murray e Ramis. Um fato de fundo infeliz, mas que não tem impacto perceptível no filme em si.

Em vez disso, Murray enriquece o material com sua patenteada presunção sarcástica e arrogante, o que faz com que Phil pareça um tanto antipático. Portanto, é possível rir alegremente de sua provação — mas não muito. Graças à sua sagacidade afiada e expressão triste, ele também evoca pena.

A constante alternância entre simpatia e antipatia não só confere a Feitiço do Tempo um impacto emocional maior e um humor mais denso, como também fortalece o filme tematicamente: o clássico, em última análise, se revela um filme sobre o quanto nossas vidas consistem em mesmice constante — e sobre o que é preciso para preenchê-las com significado, propósito e alegria.

O fato de Phil parecer ora mais amável, ora mais desprezível, aproxima Feitiço do Tempo da vida cotidiana. A montanha-russa de Ramis por bizarrices do dia-a-dia, loucura exagerada e romance delicadamente terno é a pura magia cinematográfica — a mesma que encontra feridas emocionais e aplica um bálsamo para a alma.

O filme está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: