A atriz aparece muito menos como Meredith Grey há várias temporadas, mas não abandona completamente por uma questão econômica.
Este 2025 foi o ano em que, pela primeira vez em duas décadas, vimos Ellen Pompeo interpretando um personagem que não fosse Meredith Grey. A atriz, que estreou como a brilhante médica em 2005 quando era mais uma residente do Grey Sloan Memorial Hospital e desde então tem sido o eixo central da ficção médica, interpreta um dos papéis principais no thriller Uma Família Perfeita, uma ficção baseada no insólito caso real de Natalia Grace que estreou em março também no Disney+.
Na nova série, Pompeo se afastava de seu papel de cirurgiã para dar vida a uma mãe de família aparentemente perfeita, Kristine Barnett, que após adotar uma menina ucraniana por um procedimento um tanto estranho acaba suspeitando que sua filha, na verdade, é uma mulher adulta.
Sua contratação para a nova série marcou um ponto de virada na carreira de Pompeo, já que ela havia passado 20 anos completamente dedicada a Grey’s Anatomy, também como produtora, e finalmente pôde se afastar do personagem.
A saída de Pompeo da série da ABC, embora não tenha sido definitiva, marcou uma nova fase para a atriz na série, pois sua presença continuou sendo menor desde então. Agora, espera-se que ela retorne na temporada 22, que já recebeu luz verde por parte da emissora, mas, novamente, com menor protagonismo do que tinha antes de sua saída temporária.
No entanto, embora nem todas sejam boas lembranças sobre Grey’s Anatomy, Ellen Pompeo se sente muito grata à série e continua desejando o melhor tanto para a ficção quanto para o personagem. “Me esforço ao máximo para lembrar de tudo de bom e não apenas do ruim”, garantiu em uma recente entrevista à Variety.
Segundo contou à publicação, ela acredita que as primeiras temporadas pareciam muito melhores “quando gravávamos em filme e não em digital”, embora admita que a série evoluiu muito com os anos e que agora “há um esforço muito evidente para combinar comédia e drama”. No entanto, quando Pompeo não está satisfeita com as tramas de Meredith, não hesita em comunicar isso à equipe, como aconteceu com uma trama da 21ª temporada na qual não concordava com as ações de seu personagem. Porém, às vezes ela precisa aceitar.
ABC
Nem sempre tenho voz e voto nas decisões que o personagem toma. E os roteiristas inicialmente desenvolvem uma trama antes de parar para pensar: ‘A Meredith Grey que [Ellen] construiu tomaria essa decisão?’
“Isso aconteceu comigo recentemente na temporada passada, quando me opus firmemente a uma decisão que Meredith estava tomando”, lembrou em referência ao arco narrativo em que Meredith descobre que Evynn, a médica interpretada por Lena Waithe, mentiu sobre o diagnóstico de Alzheimer de sua esposa para que ela pudesse continuar sendo elegível para um transplante de fígado que salvaria sua vida.
“Meu problema com essa história era que a Meredith Grey que criei sempre teria dito algo como: ‘Me irrita que você tenha mentido, [mas] vamos descobrir como manipular o sistema para conseguir esse maldito fígado para você. Que se dane o sistema. O sistema está quebrado'”, reflete Pompeo. No entanto, os roteiristas decidiram que Meredith contaria à diretoria e Ellen Pompeo ficou furiosa. No final, foi a própria Waithe quem a ajudou a entender que a trama, na verdade, estava favorecendo o interesse amoroso de Meredith, o Dr. Nick Marsh (Scott Speedman).
“Minha franqueza sobre o aspecto criativo da série surge de um profundo interesse por ela. Considero que meu trabalho consiste em tentar manter o legado de Shonda Rhimes o mais sólido e bom possível, e quando você deixa de se preocupar, de fazer as coisas pelo telefone ou de perder tempo, você deixa de fazer o que nos pagam para fazer”, garante Pompeo, orgulhosa de fazer as coisas como faz.




