Vencedor do Oscar, filme fez história na premiação.
Um grande ano para filmes de animação, 2024 entregou excelentes obras ao público: Divertida Mente 2 nos levou por todas as emoções, Wallace e Gromit nos lembrou do poder do stop motion e das massinhas de modelar, Robô Selvagem resgatou a beleza das amizades impossíveis… Mas houve um que conseguiu se destacar da multidão, e este longa foi Flow.
Atualmente disponível no streaming, Flow nos leva a um mundo pós-apocalíptico: um gato acorda em um universo invadido por água, onde toda a vida humana parece ter desaparecido. Ele encontra refúgio em um barco com um grupo de outros animais.
Mas conviver com eles se mostra um desafio ainda maior do que superar o medo de água! A partir de agora, todos terão que aprender a superar suas diferenças e se adaptar ao novo mundo que lhes é imposto.
Todo mundo ama Flow
MARES FILMES
Resultado de cinco anos e meio de trabalho, a animação conquistou a simpatia de todos, a ponto de arrebatar boa parte dos principais prêmios da temporada. Ganhou o Globo de Ouro, o Prêmio César e o Oscar naquele ano, além de receber o Prêmio do Júri e o Prêmio do Público no Festival de Cinema de Annecy, um dos mais importantes da indústria da animação.
Foi uma conquista coroada para o diretor Gints Zilbalodis e para sua equipe de jovens animadores liderada por Léo Silly Pélissier. Flow foi aclamado pelos espectadores e até mesmo pelos principais cineastas, incluindo Guillermo del Toro, que o chamou de “futuro da animação”. Ele foi aclamado por seu estilo único, semelhante aos videogames, que dá uma aura muito especial aos animais encontrados.
“Cópia descarada”: Pixar é acusada de plagiar Flow com nova animação, mas semelhanças não passam da superfície
Assim como em seu filme anterior, Elsewhere, Zilbalodis optou por não ter diálogos. Essa originalidade permite uma intensidade dramática: a música é mais impactante, estamos atentos ao menor ruído, à menor emoção… Isso cria alguns momentos de graça que podem muito bem trazer lágrimas aos seus olhos.
O filme às vezes nos lembra que palavras não são necessárias para transmitir emoções fortes. Flow é sobre a extinção da flora e da fauna, mudanças climáticas (com a elevação do nível do mar e o derretimento do gelo), solidariedade e muito mais.
Ficção científica da Pixar vs hit da Netflix: afinal, gostamos ou não de histórias originais?
Com nota 4 de 5 no AdoroCinema, Flow é um filme que consegue evocar fortes emoções com uma jornada aparentemente simples. No Brasil, o público pode encontrar a produção no catálogo do Filmelier+, disponível na aba de canais do Prime Video, e em plataformas digitais.




