Depois de atuar em inúmeros sucessos da Globo, ela processou a emissora e acabou se tornando persona non grata nos bastidores do canal.
Originalmente exibida entre 1997 e 1998, Por Amor volta às telinhas a partir desta segunda-feira (07), no canal Globoplay Novelas (antigo Viva). Escrita por Manoel Carlos, a novela acompanha a trajetória de Helena (Regina Duarte), que troca seu bebê saudável pelo neto natimorto para poupar a filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), de uma dor sem fim.
Com um elenco estrelado e uma história envolvente, a trama foi um sucesso na época e continua sendo muito querida pelos fãs. Mas você sabia que uma das atrizes de maior destaque da novela deixou a Globo e moveu um processo milionário contra a emissora?
Pois é, estamos falando de Carolina Ferraz. Em Por Amor, a atriz interpretou Milena, filha de Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella) e Branca Letícia (Susana Vieira). Ao longo da trama, a jovem vive uma tórrida historia de amor com o piloto de helicóptero Nando (Eduardo Moscovis), formando um dos casais mais queridos das novelas brasileiras.
Divulgação/TV Globo
Por anos, Carolina Ferraz foi um dos grandes nomes do elenco da Globo. Depois de Por Amor, a atriz ainda participou de diversas produções da emissora, incluindo títulos como Pecado Capital (1998), Kubanacan (2003), Belíssima (2005), Avenida Brasil (2012) e Haja Coração (2016), seu último trabalho na teledramaturgia. Entre 2014 e 2017, ela também comandou um programa de culinária no canal GNT, o Receitas da Carolina.
Processo milionário contra a Globo
Mesmo ocupando uma posição de destaque na maior emissora do país, em julho de 2017, Carolina não teve seu contrato exclusivo renovado. Meses depois, a atriz, que era contratada como pessoa jurídica (PJ), moveu uma ação trabalhista contra a Globo.
Segundo informações do UOL, ela alegava que sua carga de trabalho era compatível com um contrato CLT e que, por isso, não teve seus direitos trabalhistas reconhecidos, como férias e até mesmo o 13º salário. Diante disso, a artista exigiu o reconhecimento do vínculo empregatício e o pagamento de nada menos que R$ 7 milhões em direitos trabalhistas.
Atriz de Chocolate com Pimenta foi banida da Globo por suposto roubo e teve uma morte trágica aos 60 anos
Decisões do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) haviam sido favoráveis a Carolina, mas a Globo recorreu. Em agosto de 2024, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o reconhecimento do vínculo empregatício entre a atriz e a emissora carioca, encerrando a longa disputa judicial.
TV Globo
É claro que todo esse imbróglio acabou fechando as portas para um possível retorno de Carolina Ferraz ao canal dos Marinho. No entanto, ela já deixou claro que não pretende voltar às novelas – embora atuar em outros formatos não esteja fora de cogitação.
“Eu adoro esse ambiente de televisão, mas eu não vou deixar de atuar, só não quero mais fazer novelas. Acho que posso fazer um filme, uma minissérie, uma websérie, mas novela não quero nunca mais na vida ter que fazer uma, isso realmente te confesso. Acho pouco provável que eu faça uma novela”, disse em entrevista ao PodCringe.
Desde 2020 ela comanda o Domingo Espetacular, na RecordTV. Apesar de ser algo bem diferente de interpretar personagens, a estrela parece feliz com a decisão. “Desde que eu entrei no programa, nunca tinha sentido essa saudade de entrar no set, de encontrar os meus pares, porque a minha formação é de atriz, de encontrar meus colegas”.
E se você quer revê-la na telinha, a reprise de Por Amor é exibida no Globoplay Novelas, de segunda a sábado, às 11h15 (horário de Brasília). E para quem perder, não tem problema: a novela também será reapresentada às 19h20. Ou seja, não tem como perder!




