Há alguns anos, a Casa das Ideias instigou seu público com a possibilidade de introduzir um dos grandes personagens dos quadrinhos no Universo Cinematográfico da Marvel. Quatro anos depois, chegou o momento de apresentá-lo com (não tanta surpresa, mas certo impacto) dentro do emaranhado de histórias que compõem o MCU.
A série Coração de Ferro ficou responsável por fazer as honras da versão live-action de um vilão importante dos quadrinhos. Na trama, Riri Williams, uma jovem inventora genial, está determinada a deixar sua marca no mundo. Mas sua abordagem única para construir armaduras de metal é brilhante e improvável.
Ironheart: Heroína da Marvel é “afetada pelo legado de Tony Stark”, mas muda a dinâmica das HQs com o Homem de Ferro (Entrevista)
Um dos pontos que transformou completamente a narrativa, mesmo antes da estreia da série, foi a dinâmica entre tecnologia e magia, dois elementos que não costumam se misturar, mas que acabam sendo levados a lugares inesperados.
Enquanto o primeiro aspecto é representado pela jovem heroína, o segundo está vinculado ao vilão Capuz, interpretado por Anthony Ramos.
A espera acabou!
Marvel
A partir daqui, spoilers do último episódio de Ironheart.
Meses antes da chegada da série ao Disney+, a introdução de um dos maiores vilões da Marvel já havia sido antecipada por veículos jornalísticos. Ainda assim, o estúdio não deu um piu sobre a informação, deixando a escalação de determinado ator ao show em um campo de incertezas.
A confirmação, no entanto, se deu nesta terça-feira (1º) com a estreia dos últimos capítulos de Ironheart. Depois de uma longa espera e especulações vinculadas ao final de WandaVision, Mephisto finalmente chegou ao Universo Cinematográfico da Marvel. Esperava-se que o demônio fosse apresentado no drama de Wanda Maximoff, como nas HQs, mas ele chega em um lugar inesperado.
“Entretenimento de tirar o fôlego”: Diretor de Pantera Negra aposta em série de ficção científica que tem dividido público (Entrevista)
Interpretado por Sacha Baron Cohen, o vilão está por trás dos feitos de Capuz. Ao fim da série, o público descobre que foi ele quem deu o item ao rapaz que acabou consumido pelo poder. Embora seja apenas uma rápida participação, a forma como ele é introduzido demonstra que o antagonista ainda deve retornar em novas oportunidades – principalmente pelo final da série.
Uma vez que ele foi personificado no MCU, há brechas para que o personagem ainda retorne não apenas nas tramas de Riri Williams, mas também com conexões ao lado místico do estúdio, que acaba de adicionar Zelma e Peter ao curso mágico da Casa das Ideias, ou em Doutor Estranho 3.
Chinaka Hodge, em entrevista ao AdoroCinema, chegou a fazer alusão ao desfecho da série, e ao diabólico antagonista: “Pensei muito em Orfeu Negro quando estava fazendo a a série também”, disse a produtora sobre a jornada da protagonista em referência ao filme ítalo-franco-brasileiro de 1959. “É muito parecido com o Inferno de Dante, e a descida de Riri ao seu pacto fáustico me parece muito semelhante a assistir Orfeu e suas amadas atravessando a multidão em um carnaval”.
Quem é Mephisto?

Marvel
Nos quadrinhos, é ele quem regula a terra extradimensional dos mortos. Mephisto é um dos principais, senão o mais importante, demônio da Marvel. Nos quadrinhos, ele já chegou a se apresentar como Satanás e já se envolveu em histórias do Doutor Estranho, Homem-Aranha, Thor, Doutor Destino, Agatha Harkness e, claro, Feiticeira Escarlate.
Marvel: Quem é o Mephisto? Entenda como ele pode ser introduzido no MCU em WandaVision (Teoria)
Os 6 episódios de Ironheart estão disponíveis no Disney+.