O ícone de Hollywood tinha orgulho de muitos de seus filmes, mas não suportava este aqui…
Ele entrou para a história do cinema como um pistoleiro de faroeste – e, na vida real, John Wayne frequentemente se apresentava como um sujeito rude: incidentes que o faziam perder a paciência contribuíam tanto para sua imagem quanto sua escolha de papéis. No entanto, a estrela de O Homem que Matou o Facínora também teve seus momentos mais amenos: por exemplo, interpretou um homem que evita conflitos em busca de amor em uma joia cinematográfica de John Ford.
Outro título em que Wayne revela seu lado mais suave é o filme de aventura Inferno nos Trópicos, de Richard Wallace. No entanto, a adaptação do romance foi amplamente esquecida – algo que certamente deixaria o ator feliz, já que John Wayne nutria um ódio feroz pelo filme.
Uma remodelação inesperada…
Maureen O’Hara foi originalmente escalada para interpretar a mocinha de Inferno nos Trópicos. A atriz popular tinha uma amizade próxima com Wayne e trabalhou com ele diversas vezes a partir de 1950. Mas pouco antes do início da produção, altos executivos do estúdio responsável, a RKO, decidiram que O’Hara deveria estrelar Simbad, o Marujo Trapalhão.
RKO Pictures
A substituta de O’Hara foi Laraine Day, que, pouco antes do início das filmagens, passou por um divórcio amplamente divulgado para se casar com o famoso treinador de beisebol Leo Durocher. A relação teve um grande impacto na maneira como Day via seu próprio trabalho: suas ambições de atuação ficaram em segundo plano e ela se concentrou em apoiar Durocher e sua equipe.
…e ciúme intenso
Além disso, o novo marido de Day interrompeu as filmagens. Como o ator coadjuvante Anthony Quinn conta na biografia de John Wayne, The Man Behind the Myth, o astro do beisebol era extremamente ciumento e sempre demonstrava isso nos bastidores do set: “Ele não gostava de ver a esposa sendo abraçada e beijada por John Wayne. Todos os dias, Durocher sentava e assistia. E quando havia uma cena de amor, ele encarava o Duque [como Wayne era conhecido].”
Isso, por sua vez, teve um efeito: Wayne não queria arriscar uma briga com Durocher. “É por isso que as cenas de amor não tinham paixão”, diz Quinn.
Em certo momento, Quinn tentou encorajar Wayne, aconselhando-o a fazer seu trabalho com total dedicação apesar dos olhares hostis de Durocher. Em vez de se deixar levar pelo conselho, Wayne respondeu às palavras de Quinn com um olhar severo: “Já tenho problemas suficientes no meu casamento, não vou causar problemas no de Laraine agora. Vamos acabar logo com essa porcaria.”




