Fantasia, ficção científica e suspense são os gêneros com os quais Christopher Nolan quase sempre trabalhou. No entanto, há oito anos, o cineasta decidiu levar uma história real para a tela grande.
Dunkirk (2017), o filme estrelado por Fionn Whitehead, Mark Rylance, Tom Hardy, Harry Styles, Barry Keoghan, Kenneth Branagh, Cillian Muprhy e Jack Lowden, ganhou três Oscars. O título cativa do começo ao fim e também é uma obra-prima do cinema de guerra que você pode assistir no Prime Video.
“Não faça isso”: Steven Spielberg deu um conselho afiado a Christopher Nolan antes de o cineasta filmar um de seus melhores filmes
Em Dunkirk, na Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial.
A história acompanha três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo; um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país; e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço.
O mais emocionante dessa operação era que qualquer navio, independentemente do tamanho ou da velocidade, era útil. A embarcação precisava atender a um requisito: ser capaz de navegar pelo Canal da Mancha. Traineiras, vapores, iates, lanchas… qualquer coisa servia. Um total de 861 embarcações uniram forças para resgatar os soldados presos e levá-los para a Inglaterra.
É isso que Dunkirk conta, através de três pontos de vista diferentes. De um lado, o jovem soldado tentando escapar da morte quase certa. Do outro, os pilotos tentando impedir bombardeios ou ataques aéreos inimigos. Por fim, um grupo de homens que decide usar seu barco para auxiliar na Operação Dínamo.
Prime Video
Prêmios e Bilheteria de Dunkirk
Dunkirk arrecadou 526 milhões de dólares em todo o mundo, com um orçamento de 100 milhões de dólares. Com esse valor, o filme de Nolan se tornou o filme sobre a Segunda Guerra Mundial de maior bilheteria da história do cinema até o lançamento de Oppenheimer (2023), também de Nolan. O filme biográfico sobre o pai da bomba atômica arrecadou 975,8 milhões de dólares em todo o mundo.
Em termos de prêmios, Dunkirk recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Ganhou três: Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Nolan teve que esperar mais alguns anos para ganhar as estatuetas de Melhor Filme e Melhor Diretor por Oppenheimer.




