No começo de sua carreira em Hollywood, Vin Diesel trabalhou com Steven Spielberg em O Resgate do Soldado Ryan (1998).
Vin Diesel é conhecido como protagonista da franquia Velozes & Furiosos e, você provavelmente não lembra, mas ele trabalhou com Steven Spielberg ainda no começo da sua carreira em Hollywood. O ator participou de um dos seus maiores clássicos, O Resgate do Soldado Ryan (1998), e até hoje não atendeu uma exigência do diretor.
Em entrevista ao The National, Vin Diesel revelou que decepcionou Steven Spielberg, considerando que o cineasta apostava que ele também seria diretor de cinema.
Falando de Steven Spielberg, eu o vi recentemente, e ele me disse: ‘Quando escrevi o papel para você em O Resgate do Soldado Ryan, eu estava obviamente empregando o ator, mas também secretamente defendendo o diretor em você, e você não dirigiu o suficiente. Isso é um crime contra o cinema e você precisa voltar à cadeira de diretor’
O próprio ator reconhece: “Não dirigi o suficiente”. Vin Diesel chamou atenção de Steven Spielberg como protagonista e diretor do curta-metragem Multi-Facial (1995), o que lhe rendeu o papel de Adrian Caparzo em O Resgate do Soldado Ryan.
Depois disso, sua carreira como ator despontou e ele não teve tantos créditos na direção. Diesel comandou o filme Instinto Assassino (1997), um curta-metragem da franquia Velozes & Furiosos chamado Los Bandoleros (2009) e um episódio de The Ropes (2012).
Muito antes de Velozes & Furiosos, Vin Diesel se salvou do fracasso graças a um dos melhores filmes de Steven Spielberg
Vin Diesel contou ao The National que conheceu Jon Favreau quando exibiu Instinto Assassino no Festival de Cinema de Sundance. “É muito engraçado, porque nós dois éramos ex-alunos do Sundance como cineastas, e ele sai para fazer O Rei Leão, Homem de Ferro e todos esses grandes filmes. É fascinante. Eu meio que penso: ‘Steven está certo’“.
Um projeto dos sonhos pode fazer Vin Diesel voltar à direção, uma cinebiografia do general Hannibal Barca, que ele gostaria de transformar em uma trilogia. “Ainda não fiz isso. Por mais que eu seja grato pelas conquistas, há momentos em que penso: ‘Deus, você prometeu o universo, muito especificamente, a trilogia de Hannibal Barca, e não cumpriu. Você viajou o mundo todo’. Estive no Egito, na Tunísia, na Espanha. Atravessei os Alpes onde Hannibal cruzou. Pesquisei muito para isso, mas ainda não encontrei tempo para isso”.
Quem sabe com o final da saga principal de Velozes & Furiosos no décimo primeiro filme Vin Diesel tenha mais tempo para a direção, por mais que ele deixe claro que não pretende largar a atuação. “Há uma ameaça à experiência cinematográfica, e quando você faz filmes como Bloodshot ou Velozes e Furiosos 9, você está protegendo algo que pode não existir para sempre, e essa é a experiência social cinematográfica. Embora eu tenha que fazer isso, preciso continuar a jornada do diretor em algum momento“.




