O ator retirou um rapaz de 16 anos de um carro em chamas.
Não há como negar que Mark Harmon, hoje, é um dos rostos mais famosos da televisão norte-americana. No currículo, o astro possui trabalhos em produções como St. Elsewhere, Chicago Hope, The West Wing e outras – mas seu papel de destaque foi mesmo na série policial, NCIS.
Nela, Harmon interpretou o agente especial Leroy Jethro Gibbs, um personagem lendário dentro da equipe de elite do NCIS. Seu ofício no show durou por aproximadamente 19 temporadas, liderando as telas da CBS de 2003 a 2021.
“Tem mentalidade de atleta”: Como Mark Harmon se tornou o protagonista de ‘NCIS’ graças ao seu trabalho em outra série famosa
O ATOR TEVE UM PASSADO HERÓICO
Uma curiosidade notável na vida de Harmon aconteceu sete anos antes de ele ser escalado para o papel de Gibbs, quando ele arriscou a própria vida para salvar um estranho.
O incidente ocorreu em 1996, em um momento onde o ator presenciou um acidente entre dois jovens na rua. Após um carro bater em uma árvore, capotar e pegar fogo, o motorista conseguiu sair, mas o outro passageiro ficou preso dentro do veículo. A partir daí, Harmon ativou o modo herói e agiu rapidamente, quebrando o vidro do carro e puxando a vítima, que tinha 16 anos de idade, para fora.
Chamado Colin Specht, o próprio rapaz falaria sobre o incidente mais tarde em uma entrevista para a CBS News, onde afirmou que, se não fosse por Harmon, “não estaria vivo”. “Devo tudo a ele. Não tenho dúvidas de que eu não estaria vivo. Ele me puxou, porque eu ainda estava de bruços e com o cinto de segurança, e me arrastou para fora do carro”, contou.
Apesar de sair com vida, Specht sofreu algumas queimaduras de terceiro grau e precisou passar um tempo no hospital. Já Harmon nunca concordou em se reconhecer como um herói, colocando da seguinte forma:
“Não vou levar o crédito, porque se o carro explodisse e eu estivesse ao lado dele, estaríamos falando de duas crianças sem pai. E você estaria fazendo essa entrevista com a minha esposa e falando sobre como fui estúpido.”
“Ele [Mark Harmon] tinha mais a perder”, disse Specht. “Ele tinha esposa, filhos e uma carreira baseada em seu rosto e aparência. Isso é o verdadeiro altruísmo.”
Na época, o ator se manteve humilde e garantiu que o crédito era da esposa, Pam Dawber, que estava presente desde o primeiro momento e deu o alarme.
“Mais três segundos e estaria pegando fogo. [Minha esposa] foi a primeira pessoa a chegar ao local e deu o alarme, a mesma que me disse ‘pegue uma marreta’. Ela escolheu a ferramenta certa; um martelo comum não teria funcionado. Nunca me senti tão confortável fazendo algo em toda a minha vida”, pontuou.




