Novo anime da franquia está disponível em 3 serviços de streaming.
Dragon Ball ganhou um espaço no coração do público brasileiro entre o fim dos anos 1990 e meados dos anos 2000 por sua exibição na TV aberta. Com um jeito emocionante, sem deixar a ação e as longas batalhas de lado, o anime sempre teve questões enigmáticas que encantaram os fãs desde o início.
Com Dragon Ball Daima não foi muito diferente, especialmente por ser a última produção com um toque do criador, Akira Toriyama, ao mesmo tempo em que foi a primeiro a ser exibido sem a presença do artista. Desde o primeiro episódio da nova saga, os fãs mais atentos notaram um detalhe peculiar nos títulos de cada capítulo: certas letras apareciam em vermelho.
Com o hábito da franquia de esconder mensagens ou pistas em suas obras, a comunidade começou a teorizar sobre o que essas letras poderiam significar. Uma mensagem secreta do criador da franquia? Uma pista sobre o futuro da série? Uma homenagem escondida? Durante semanas, essas especulações alimentaram o entusiasmo e a curiosidade dos seguidores da saga.
O significado das letras vermelhas em Dragon Ball Daima
Toei Animation
Depois que o episódio final foi ao ar, a verdade acabou sendo menos chocante do que muitos esperavam. Segundo o tradutor Todd Blankenship, essas letras vermelhas não escondiam uma mensagem profunda ou uma revelação transcendental para a história da franquia. Na realidade, elas simplesmente correspondiam às 20 letras dakuten do silabário katakana japonês. Ou seja, eles não formaram uma palavra, frase ou ideia com qualquer significado especial.
“Eu oficialmente joguei a toalha e não extraí nenhuma mensagem das letras vermelhas nos títulos dos episódios. Como eu temia, era simplesmente uma questão de usar as 20 letras de dakuten e nada mais”, disse o tradutor Todd Blankenship em uma mensagem em sua conta X.
Dragon Ball: Finalmente entendemos por que Gohan nunca apareceu em Daima
Essa descoberta deixou muitos fãs decepcionados. A expectativa de que esse enigma levaria a uma grande revelação havia crescido demais e, no final, a explicação foi muito mais simples do que o esperado. Não havia nenhuma mensagem oculta ou dica enganosa: era apenas uma maneira sutil de indicar que a série teria um total de 20 episódios. Algo que, em retrospecto, parece mais um detalhe anedótico do que um verdadeiro segredo escondido.
Além da decepção, há algo que pode ser resgatado dessa curiosidade. Embora o significado das letras vermelhas não fosse o esperado, havia uma conexão simbólica com o calendário. Dragon Ball Daima encerrou sua transmissão em 28 de fevereiro de 2025, apenas um dia antes do primeiro aniversário da morte de Akira Toriyama, que faleceu em 1º de março de 2024. Com isso, a série se encerrou como uma espécie de homenagem indireta ao legado do criador de Dragon Ball, embora de uma forma muito mais discreta do que os fãs imaginavam.
Toei Animation
Durante meses, os fãs criaram expectativas sobre o que esse detalhe poderia significar, gerando teorias complexas e, em alguns casos, bastante engenhosas. No entanto, quando a explicação final é mais simples do que o esperado, é inevitável sentir que parte da magia se perdeu.
Apesar da leve decepção com as letras vermelhas, a série cumpriu seu propósito: celebrar o 40º aniversário da franquia e prestar homenagem a Toriyama. No final das contas, a série nos lembrou por que ainda amamos essa saga depois de quatro décadas: Dragon Ball sempre nos dá algo para pensar, debater e nos animar, mesmo quando o mistério é mais bobo do que parece.
Dragon Ball: Antes de morrer, Akira Toriyama criou sua própria versão de Goku idoso – e surpreendeu os fãs
No mais, o anime foi bem recebido pelo público e, ainda que tenha esse mistério frustrante no emaranhado de situações, trata-se de um bom jeito de resgatar a essência da franquia que ainda terá grandes aventuras no futuro. Dragon Ball Daima está disponível na Max, na Netflix e na Crunchyroll.




