+ Postagens

Assista online hoje: Um filme de ficção científica inovador que foi completamente incompreendido há 24 anos – Notícias de cinema

Uma das maiores séries de videogame de todos os tempos foi levada às telas como um marco sci-fi no início do milênio.

Embora hoje tenhamos que nos preocupar vagamente com a possibilidade de metade da indústria cinematográfica ser substituída pela IA, a tecnofobia no início dos anos 2000 era mais concreta: as pessoas pensavam que os atores logo seriam substituídos por estrelas fotorrealistas de CGI. E um filme de ficção científica que reforçou a crença neste admirável mundo novo do cinema está no streaming hoje.

Ainda que Final Fantasy tenha sido um marco técnico, ele não foi um sucesso de bilheteria, muito menos entre os fãs do videogame original.

Esta adaptação de videogame foi um sucesso de bilheteria em 2024 – e está disponível para assistir online

Marco cerebral da ficção científica no computador

Quando o filme de animação Final Fantasy chegou aos cinemas, a série de videogames japonesa da Square não era mais associada apenas à fantasia cheia de magia, mas também a elementos de ficção científica hiperestilizados. A ação se passa na Terra, em um futuro distópico, que é ameaçado por alienígenas fantasmagóricos, os chamados Phantoms. A cientista Dra. Aki Ross (voz original de Ming-Na Wen), que é afetada por uma infecção fantasma, e seu mentor Dr. Sid (Donald Sutherland), tentam unir oito formas de vida chamadas Espíritos. Eles querem criar uma onda de energia positiva que possa neutralizar fantasmas.

Columbia Pictures

Apoiados por uma equipe militar, eles devem enfrentar o inescrupuloso General Hein (James Woods), que quer destruir os Phantoms com uma arma orbital – independentemente das consequências catastróficas.

Hironobu Sakaguchi, o pai de Final Fantasy, contribuiu com a complexa história de ficção científica, rica em elementos esotéricos, que ele mesmo dirigiu. O roteiro, no entanto, foi escrito principalmente por Al Reinert (Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo) e Jeff Vintar (Eu, Robô).

O fracasso de ficção científica que arruinou um estúdio inteiro

Sob o amparo do estúdio Square Pictures, fundado especificamente para esse propósito, 200 pessoas trabalharam por cerca de quatro anos em quase 1.000 estações de trabalho para concluir o marco técnico do CGI. E se você comparar Final Fantasy com filmes de animação computadorizada da época, como Toy Story 2, o esplendor visual dos personagens realisticamente renderizados ainda é impressionante hoje. Mas esse esforço só teria valido a pena se a história de fantasmas de ficção científica tivesse sido um grande sucesso.

Com um orçamento de 137 milhões de dólares (sem marketing), o que foi considerado exorbitante na época, o filme arrecadou apenas 85 milhões no mundo todo (de acordo com o Box Office Mojo). O longa fez jus ao seu título Final Fantasy, já que o fracasso seria a primeira e última produção de fantasia da Square Pictures.

As coisas estão parecendo muito diferentes atualmente quando falamos sobre adaptações elaboradas de videogames: um filme Minecraft se tornou um sucesso absoluto entre os fãs nas bilheterias.

O ambicioso e luxuoso desastre de ficção científica Final Fantasy ainda vale a pena ser assistido hoje, estando disponível para aluguel e compra no Prime Video, Apple TV e Youtube, mesmo tendo 25 anos.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: