Com a nova reprise da clássica novela no Vale a Pena Ver de Novo, o misterioso homem voltou a intrigar os telespectadores.
Com o retorno de A Viagem ao Vale a Pena Ver De Novo, um dos traumas de infância de muita gente também voltou à telinha da Globo: o Mascarado! Se você é da nova geração, provavelmente nunca ouviu falar do personagem – mas, ao vê-lo, certamente sentirá medo ou, pelo menos, ficará bastante intrigado pelo mistério que o cerca.
O fato é que, apesar de parecer assustador, ele tem uma história cativante por trás do jeito sombrio – e teve sua identidade revelada na reta final da novela, surpreendendo a todos. A máscara branca e as mímicas eram apenas uma forma de esconder o que ele mais tinha vergonha, e isso marcou a memória dos noveleiros.
“A Viagem retornou no Vale a Pena Ver De Novo para ressuscitar um dos meus traumas de infância: o mascarado. Nem Freddy Krueger me dava mais medo que o personagem dessa novela”, escreveu um internauta no X, antigo Twitter. Confira outras reações:
A história do Mascarado de A Viagem
Mesmo com a máscara tenebrosa, a história do personagem é comovente. Ele sofreu um acidente e, embora tenha sobrevivido, ficou com o rosto completamente desfigurado.
Com vergonha das cicatrizes, decidiu usar uma máscara branca para escondê-las e voltou ao Rio de Janeiro com o objetivo de reconquistar sua ex-namorada, Carmem (Suzy Rêgo).
Sem imaginar sua verdadeira identidade, Carmem via o misterioso homem se comunicar apenas por mímicas e manter sempre uma presença enigmática. Até que, no capítulo 117, ele finalmente cria coragem para revelar sua história e retirar a máscara. Carmem fica em choque ao descobrir que o Mascarado é, na verdade, Adonay – e foge horrorizada.
Divulgação/TV Globo
Mesmo com todo o seu esforço para se reaproximar da amada, após se declarar e pedir uma nova chance, ela recusa. Então, ele coloca a máscara pela última vez e parte sozinho para outro lugar. Mais tarde, Carmem engravida e se casa com Igor (Jayme Periard).
Quem é e por onde anda o ator que interpretou o Mascarado da novela A Viagem?
Muita gente não sabe, mas o Mascarado de A Viagem foi interpretado por Breno Moroni, que também fez pequenas participações em novelas como Vira-Lata (1996), O Clone (2001) e Kubanacan (2003). Além de ator, Moroni é artista circense, dublê, radialista e mímico – o que certamente o ajudou a interpretar o misterioso Adonay.
Uma curiosidade é que ele foi escolhido pelo diretor Wolf Maya após dois atores recusarem o papel. Inicialmente, o personagem teria poucas aparições, mas sua popularidade acabou transformando o Mascarado em um dos mais marcantes da trama.
“A lembrança da novela é muito boa. Ela trouxe uma mensagem de transformação para os telespectadores. Quase todo dia alguém manda mensagem para mim falando: “Ah, você que foi o Adonay, o Mascarado. Gostei muito do seu trabalho”, contou ele ao jornal O Globo.
Hoje, aos 71 anos, Breno Moroni vive na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, e segue firme na carreira artística, com foco em trabalhos voltados ao teatro. O artista também ministra cursos relacionados à formação teatral, dança e arte circense.
A Viagem, obra de Ivani Ribeiro, é exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 17h15 (horário de Brasília), na TV Globo. Além disso, todos os capítulos da novela, em sua versão original, também estão disponíveis para os assinantes do Globoplay.




