O Titanic levou 160 minutos para afundar após atingir o iceberg. O que aconteceu a bordo será mostrado em uma reconstituição dos eventos.
O naufrágio do Titanic continua a ser um dos eventos mais marcantes da história moderna — e mais de um século depois, ainda fascina o público. Parte dessa fascinação se deve ao épico de James Cameron, Titanic (1997), estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.
Embora o filme tenha acertado em muitos detalhes históricos e emocionado plateias ao redor do mundo, ele é, acima de tudo, uma obra de ficção. Agora, a produção Titanic Sinks Tonight, uma minissérie criada pela Sony BBC, promete uma abordagem completamente diferente.
Trata-se de um docudrama, gênero híbrido que apresenta os acontecimentos em formato documental e é precedido de pesquisa adequada. Mas o que aconteceu não é apenas recontado, mas reencenado — e assim a primeira imagem de Titanic Sinks Tonight parece algo de um filme ou de uma série live-action.
BBC
A proposta é ousada e emocionante! De acordo com a BBC, o objetivo é “fornecer um quadro completo dos 160 minutos mais famosos da história marítima contando a incrível história do naufrágio do Titanic em tempo real”.
Do momento em que o navio atinge o iceberg até o momento em que as ondas o engolfam completamente, os eventos serão recontados minuto a minuto “para mostrar exatamente o que aconteceu com os 2.240 passageiros e tripulantes em 14 e 15 de abril de 1912”.
Foi feita uma extensa pesquisa para a série de quatro partes
Para a série documental, a equipe trabalhou no gigantesco arquivo de relatos de testemunhas oculares e avaliou cartas, telegramas, jornais, entrevistas de rádio e memórias para recriar os eventos.
Acima de tudo, as histórias pessoais da forma mais realista possível foram levadas com muita consideração. Nada foi inventado para a série, nem personagens adicionais — apenas pessoas que realmente estavam presentes no desastre aparecem.
Ainda sem data oficial de estreia no Brasil e sem informações sobre onde será lançada, a minissérie é uma realidade para o Reino Unido ainda este ano. Dada a popularidade mundial do tema, é bem provável que o docudrama encontre seu caminho para os principais serviços de streaming.
Para os que buscam compreender melhor os acontecimentos daquela noite trágica, além da ficção hollywoodiana, essa nova produção parece ser a oportunidade ideal para mergulhar, de forma informada e sensível, no destino do navio mais famoso do mundo.




