Qual ator da trilogia O Senhor dos Anéis quase interpretou o papel de Gandalf, que acabou sendo dado a Ian McKellen?
É a própria personificação da trilogia perfeita. Lançada no início dos anos 2000, a adaptação em três filmes de O Senhor dos Anéis foi um sucesso sem precedentes. Tendo vencido sua aposta louca de transpor para a tela uma obra considerada inadaptável, Peter Jackson entrou, assim, na categoria dos maiores diretores de seu tempo.
Um mágico pode esconder outro
O sucesso dos filmes deve muito ao trabalho do cineasta neozelandês e, claro, à qualidade dos romances escritos por J.R.R. Tolkien. Mas o elenco da trilogia também está entre os elementos mais bem-sucedidos desta adaptação, tanto que seria difícil imaginar outros atores além daqueles que aparecem na saga.
E ainda assim, o elenco poderia ter sido completamente diferente, já que o mágico Gandalf quase tinha o rosto… de Saruman. Christopher Lee era um grande fã do romance e é o único membro do elenco que conheceu Tolkien. O escritor teria lhe dado sua bênção para interpretar Gandalf na época, mas Peter Jackson escolheu lhe dar o papel de Saruman.
Christopher Lee tentou conseguir o papel!
Warner Bros. Pictures
Ninguém pode culpar o diretor por preferir Ian McKellen para o papel do mago cinza (e depois branco). No entanto, o ator inglês não foi a primeira escolha do cineasta, já que Sean Connery e Patrick Stewart já haviam recebido ofertas para o papel antes dele, mas recusaram. Tudo bem, Christopher Lee admitiu que era “velho demais” para o papel.
Em uma entrevista retirada do documentário “The Life and Deaths of Christopher Lee”, Peter Jackson conta que o ator pediu para fazer uma audição filmada para tentar convencê-lo a dar-lhe o papel de Gandalf.
Ele foi muito bom como Gandalf, mas melhor como Saruman. Tínhamos várias opções para o papel de Gandalf (…), mas não tínhamos outro ator em mente para Saruman
Além da trilogia O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003), Peter Jackson voltou a dirigir Christopher Lee como Saruman na trilogia O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012), A Desolação de Smaug (2013) e A Batalha dos Cinco Exércitos (2014).




