A série da HBO trocou um de seus protagonistas em favor da trama principal.
Durante o processo de adaptação, Neil Druckmann e Craig Mazin tiveram que tomar algumas decisões criativas importantes em The Last of Us. Muitas delas os forçaram a se distanciar do material original dos videogames, embora a maioria tenha feito sentido – incluindo a que tem a ver com a personagem Dina (Isabela Merced).
No videogame, os personagens controlados pelo jogador são Joel, Abby e Ellie (interpretados por Pedro Pascal, Kaitlyn Dever e Bella Ramsey na série), e era ideal manter essas perspectivas na adaptação. No entanto, os criadores escolheram incluir também a de Dina, modificando ligeiramente a cena da morte de Joel nas mãos de Abby.
Enquanto no jogo é o irmão de Joel, Tommy (Gabriel Luna), quem está presente, a série toma um caminho diferente, colocando Joel em patrulha com Dina – o que tem impacto no futuro da trama.
HBO
A razão por trás da mudança
Em entrevista à Entertainment Weekly, Mazin comentou que queria destacar o vínculo entre Dina e Joel. Isso permitiria que Ellie e Joel compensassem a ruptura no futuro e também que Tommy permanecesse em Jackson para lutar contra os infectados em uma cena exclusiva da série.
“No início, conversamos muito sobre esclarecer, ou pelo menos mostrar, o quanto Dina se importava com Joel. Colocá-la nessa situação e torná-la uma espectadora na primeira fila do assassinato nos conecta ainda mais a ela. Sua decisão de ficar ao lado de Ellie nos bons e maus momentos de agora em diante é motivada tanto pela perda quanto pela amizade com Ellie.”
Ao incluir Dina na cena e dar a ela mais peso na equação, eles dão origem a um relacionamento mais próximo entre ela e Ellie. E isso é algo que acrescenta valor à amizade delas, que já era algo verdadeiramente valioso para ambas e que se torna ainda mais depois do beijo no baile de Ano Novo.
HBO
A visão de Bella Ramsey
Por sua vez, Bella Ramsey também comentou que Ellie agora tem sentimentos mistos em relação a Dina. Após o afastamento entre Ellie e Joel, Dina conseguiu passar seu último dia com ele, e Ellie perdeu a oportunidade de se despedir de alguém muito importante para ela.
“De certa forma, o trauma as une, mas também há um certo ressentimento. Acho que há ciúmes, porque a Dina conseguiu ficar com ele, passou aquele último dia com ele, e a Ellie sente muita culpa e arrependimento. Foi uma coisa pequena que me envolveu e carreguei comigo para usar mais tarde, especialmente quando elas conversaram sobre isso pela primeira vez.”
Dina se envolve na vingança
Depois de cinco anos de busca, Abby finalmente consegue o que quer e se vinga de Joel pela morte de seu pai. No entanto, em vez de proporcionar um encerramento, isso cria um ciclo vicioso, porque Ellie não fica de braços cruzados, e deixa bem claro que vai fazê-la pagar. Isso também envolve Dina, que fica presa nessa dinâmica.
“Sabemos que Joel ficou preso por muito tempo até que Ellie apareceu e o libertou”, explicou Mazin na entrevista, referindo-se à perda de sua filha, Sarah. “Na segunda temporada, vemos como Dina, de certa forma, está presa, e Abby também. Isso faz parte da nossa fragilidade humana. Que chance temos de superar isso?”
Os episódios de The Last of Us estão sendo lançados aos domingos na Max.




