Em 1994, enquanto você assistia A Viagem pela primeira vez, muita coisa também acontecia naquele ano. O Brasil batia recordes de lançamentos de filmes desde a retomada do cinema nacional, e várias músicas grudavam na cabeça e tocavam repetidamente nos CDs.
Agora, com o retorno de A Viagem ao Vale A Pena Ver De Novo, bate aquela saudade e a curiosidade de lembrar como tudo era há 31 anos. Por isso, prepare-se para embarcar em uma viagem nostálgica com o AdoroCinema e relembrar – ou descobrir, se você for da nova geração – tudo o que rolou de bom na época em que a novela passou na Globo!
A história de A Viagem
A Viagem, de Ivani Ribeiro, é uma novela que conduz o público por uma jornada intensa, misturando drama, romance e espiritualidade. Um dos maiores sucessos da história da TV Globo, a trama retorna como parte das comemorações dos 60 anos da emissora.
A história gira em torno de Alexandre Toledo (Guilherme Fontes), um jovem de classe média, dependente de drogas e álcool. Após ser flagrado durante um assalto, Alexandre mata o homem que o surpreendeu e tenta fugir. No entanto, acaba sendo entregue à polícia pelo próprio irmão, Raul (Miguel Falabella), e pelo cunhado, Téo (Maurício Mattar).
Divulgação/Globo
A irmã de Alexandre, Diná (Christiane Torloni) faz de tudo para defendê-lo. Ela recorre ao advogado Otávio Jordão (Antônio Fagundes), mas descobre que ele, na verdade, está determinado a condenar Alexandre – já que a vítima do crime era seu melhor amigo.
Condenado e preso, Alexandre, incapaz de suportar a pena de mais de 20 anos, resolve tirar a própria vida. No Vale dos Suicidas, ele jura vingança e retorna como espírito para assombrar aqueles que considera responsáveis por seu destino.
Agora que você já relembrou a trama, que tal descobrir o que mais estava acontecendo em 1994?
Quais músicas bombavam em 1994?
Reprodução/Youtube
Enquanto você via o espírito atormentado de Alexandre em A Viagem, muitos hits embalavam o Brasil. O ano de 1994 foi marcado por diversos lançamentos musicais, e uma das faixas mais tocadas nas rádios foi Essa Tal Liberdade, do Só Pra Contrariar. O romantismo também invadiu o reggae do Cidade Negra com o sucesso Onde Você Mora?.
E os brasileiros realmente estavam muito apaixonados: outro hit memorável daquele ano foi Solidão Que Nada, do segundo álbum ao vivo do Kid Abelha. Já Eu Só Penso em Você, parceria de Zezé Di Camargo & Luciano com Willie Nelson, também não saiu das paradas!
Outro lançamento que sacudiu a música brasileira foi o segundo álbum do Skank, Calango, que emplacou uma série de hits, como Pacato Cidadão, Esmola e Jackie Tequila.
E os sucessos internacionais? Em 1994, quem dominou o cenário foi Toni Braxton, com Breathe Again. Também ouvimos muito Linger, clássico do The Cranberries relançado naquele ano, I’ll Make Love to You, do Boyz II Men, I Swear, do grupo de R&B All-4-One e The Power of Love, na voz de Celine Dion.
Quais filmes eram sucesso há 31 anos?
Divulgação/Walt Disney Pictures
Muitos dos filmes lançados em 1994 são queridinhos até hoje. O Rei Leão, por exemplo, foi um sucesso absoluto nos cinemas brasileiros e emocionou o público com a história de Simba e Mufasa. Foi a animação de maior bilheteria até ser superada por Procurando Nemo (2003).
Também foi um ótimo ano para os filmes de ação: Velocidade Máxima, estrelado por Keanu Reeves e a diva Sandra Bullock, conquistou o público, assim como True Lies, com Arnold Schwarzenegger – o primeiro longa a custar mais de 100 milhões de dólares.
Outros destaques de 1994 incluem Entrevista com o Vampiro, Forrest Gump e Quatro Casamentos e um Funeral, além de Priscilla, a Rainha do Deserto e duas comédias estreladas por Jim Carrey: O Máskara e Debi & Loide – Dois Idiotas em Apuros.
Quais novelas marcaram 1994?
Divulgação/TV Globo
Além de A Viagem e de sua substituta, Quatro por Quatro, naquele ano os noveleiros puderam acompanhar outras produções memoráveis da TV Globo. Uma delas foi Tropicaliente que encantou a todos com sua temática praiana e paisagens do Ceará – mesmo sendo icônica, não alcançou o título de melhor novela das 18h.
Já no horário nobre, Pátria Minha assumiu a faixa das 20h no lugar de Fera Ferida. Estrelada por Vera Fischer, Cláudia Abreu, Tarcísio Meira e grande elenco, a trama ficou marcada não apenas pela história, mas também pelas polêmicas nos bastidores, que acabaram influenciando o rumo da novela de Gilberto Braga.
Fora da Globo, o SBT também brilhou com o remake de Éramos Seis, considerada até hoje uma das melhores novelas já produzidas pela emissora.
1994: o ano do tetracampeonato!
No mundo dos esportes, 1994 foi um ano inesquecível para o Brasil. A seleção conquistou o tetracampeonato na Copa do Mundo, nos EUA, encerrando um jejum de 24 anos sem um título mundial. Como esquecer Galvão Bueno gritando “É tetra! É tetra!” ao lado de Pelé?
Infelizmente, também foi o ano da trágica morte de Ayrton Senna, durante o GP de San Marino. A perda abalou profundamente não apenas os fãs brasileiros, mas o mundo inteiro.
No campo da tecnologia, a internet comercial começava a se popularizar, e a Sony lançou o PlayStation no Japão – um marco histórico para o universo dos games.
No cenário internacional, 1994 também foi marcado pelo casamento de Michael Jackson com Lisa Marie Presley, o polêmico caso O.J. Simpson e a morte de Kurt Cobain.
A Viagem estreia em 12 de maio no Vale a Pena Ver de Novo, com exibição de segunda a sexta-feira, a partir das 17h15 (horário de Brasília).Além disso, todos os capítulos da novela também estão disponíveis para assinantes do Globoplay.




