Antes de um policial da cidade de Los Angeles, Nathan Fillion esteve na pele de um soldado americano.
Você pode não lembrar, mas o nome e rosto de Nathan Fillion não passam despercebidos em algumas das produções mais longevas e de sucesso do cinema e da TV americanas. Uma figura quase onipresente da indústria, Fillion é uma presença multifacetada: já interpretou um escritor famoso e consultor da polícia em Castle, um padre assassino em Buffy, A Caça-Vampiros e um piloto de nave espacial em Firefly.
Mais recentemente, ainda, tem conquistado a televisão com a série The Rookie, interpretando John Nolan, um homem recém-divorciado que resolve se tornar um novato na Academia de Polícia de Los Angeles. Logo, também estreia como Lanterna Verde no novo título do universo cinematográfico da DC, Superman.
Antes de toda essa trajetória, entretanto, Fillion participou de um dos filmes de guerra mais emblemáticos do cinema. Dirigido por Steven Spielberg, o longa não só apresentou o jovem ator em ascensão, mas uma série de outras estrelas que, na época, davam os primeiros passos em suas carreiras.
Qual a história de O Resgate do Soldado Ryan?
Paramount Pictures
Ambientado durante o emblemático Dia D, em que um pelotão americano se lançava nas praias da Normandia, O Resgate do Soldado Ryan não apenas retratou um dos grandes momentos da Segunda Guerra, mas fez história ao ser indicado a 11 estatuetas do Oscar, levando 5 delas para casa. Seu enredo gira em torno especificamente da operação comandada por um capitão militar (Tom Hanks) para encontrar um soldado paraquedista desaparecido, o último aparente sobrevivente de uma família de irmãos mortos em combate.
Ao longo dessa jornada perigosa, ao lado de outros sete homens, o Capitão John H. Miller enfrenta os horrores da guerra e os ataques violentos de um conflito em seu auge. Além disso, esbarra com diferentes outros militares norte-americanos que, interpretados por grandes astros, ajudam Miller pelo caminho das trincheiras. Nathan Fillion é uma dessas surpresas no excepcional e extenso elenco.
Nem O Resgate do Soldado Ryan, nem A Lista de Schindler: Para Steven Spielberg, o maior filme americano não é dele
Num papel relativamente pequeno, mas relevante para a trama, Fillion participa de uma breve cena em que, ao encarnar um soldado chamado Minnesota Ryan, é confundido com o verdadeiro Ryan (Matt Damon) que todos procuram. Um erro de comunicação leva, então, o time do Capitão Miller até o personagem de Fillion para Ramelle, uma pequena cidade da França, com a ajuda do Capitão Hamill (Ted Danson). Miller explica para Minnesota Ryan que seus irmãos faleceram e que ele está sendo dispensado de seu posto por isso.
Rapidamente, porém, a situação volta aos eixos e o grupo de busca percebe que encontraram a pessoa errada: os irmãos do falso Ryan são crianças ainda no primário. Nathan Fillion, assim como Edward Burns, Paul Giamatti e Giovanni Ribisi em papéis secundários nesse clássico de Spielberg, sustenta uma performance emotiva que já mostrava seu talento tão prestigiado hoje em Hollywood.
O Resgate do Soldado Ryan está disponível no Mercado Play e para compra e aluguel na Prime Video.




