Fala-se muito do plano sequência de Adolescência, mas o de Longa Jornada Noite Adentro conseguiu algo irrepetível.
A série Adolescência despertou um debate inesperado sobre planos sequência. Este recurso cinematográfico foi utilizado com maior ou menor sucesso em muitos outros filmes e séries antes, mas poucas vezes nos deixou sem fôlego como o plano sequência de Longa Jornada Noite Adentro, que você pode ver no Prime Video.
Longa jornada rumo à memória
Um homem retorna à sua cidade natal em busca da mulher que amava. Sonho, realidade e memória se entrelaçam em seu caminho, evocando a cada passo que dá a lembrança envolvente de um amor que não pôde ser e que parece condenado a jamais ser esquecido.
Longa Jornada Noite Adentro (Diqiu zuihou de yewan) é um filme chinês de 2018 com 133 minutos de duração. É dirigido por Bi Gan (Kaili Blues) e protagonizado por Huang Jue e Tang Wei (Decisão de Partir).
Desde o início, o filme estabelece seu tom com a primeira frase que ouvimos do protagonista: “Sempre que a via sabia que estava sonhando novamente”. Assim nos dá essa primeira pista de que não veremos uma história contada de maneira linear, mas que logo entramos neste jogo constante entre realidade, devaneio e memória.
Assim como Amor à Flor da Pele narrava sua história de amor sobre as elipses e os momentos fugazes que vislumbrávamos desse casal, aqui vamos reconstruindo o romance entre os dois personagens principais através de breves instantes que às vezes é difícil determinar se realmente aconteceram ou se é apenas a imagem estilizada que os sonhos devolvem ao protagonista, como se olhasse suas memórias através de um prisma.
CG Cinéma
Mais do que gerar intriga por descobrir o que aconteceu unindo essas memórias fragmentadas, o que a narração do filme consegue é nos envolver em uma atmosfera onírica que te absorve e te coloca completamente nesse estado de ânimo melancólico no qual é tão tentador cair, já que o presente jamais poderá competir contra a lembrança idealizada do eterno “qualquer tempo passado foi melhor”.
Quando acreditamos que é o momento em que passado e presente colidem, começa a segunda metade do filme e nos deixa sem palavras. Desde que finalmente aparece o título até o final, vemos um longuíssimo plano sequência de 55 minutos de duração no qual acompanhamos o protagonista sem nenhum corte.
Uma verdadeira descoberta técnica que tira o fôlego (não consigo tirar da cabeça o momento em que “voam”) e, longe de provocar esse frenesi e imediatismo que frequentemente buscam os planos sequência imersivos de outros filmes e séries, aqui exerce um efeito hipnótico que te mergulha ainda mais na ação, mas a partir do fascínio pausado.
CG Cinéma
O efeito dramático supera seu valor como proeza técnica (embora, insisto, também tenha um mérito impressionante), alcançando um dos planos sequência mais impactantes e enigmáticos que já vi no cinema. Uma pena não poder desfrutar da experiência completa, já que nenhuma das edições domésticas do filme no Brasil inclui a possibilidade de ver essa segunda metade em 3D, como foi originalmente filmada.
Sem dúvida, Longa Jornada Noite Adentro é um desses filmes que te cativa e permanece com você muito tempo depois de ter terminado. Sua montagem magnética e sua forma de te envolver com a música chegam ao seu ápice nesse espetacular plano sequência e nos arrasta em direção a essa melancolia, como se fosse algo que pudéssemos tocar. Se ainda não o descobriram, podem recuperá-lo no streaming.




