Tom Cruise teve uma experiência intensa e estressante trabalhando com Stanley Kubrick no clássico De Olhos Bem Fechados (1999).
Você conhece Tom Cruise por Top Gun e Missão Impossível, mas uma das melhores atuações de sua carreira veio da parceria com o diretor Stanley Kubrick no clássico De Olhos Bem Fechados (1999) – mas não foi uma experiência nada fácil.
Em entrevista à revista Fotogramas em 1999, Tom Cruise revelou que estava nervoso com a oportunidade de trabalhar com Stanley Kubrick, que já havia feito clássicos do cinema como 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado.
“Ele não me ligou. Pediu para alguém pegar meu número de fax e me enviou um. Dizia: ‘Aqui está meu número. Me ligue. Quero falar com você sobre um projeto do qual gostaria que você participasse’. Fiquei olhando para o fax por meia hora, indeciso se ligava de volta. Não sabia o que dizer. Liguei para Sydney Pollack para dizer o quanto estava nervoso. Então comecei a achar que ele era um ser humano como eu e que tudo ficaria bem. Aliás, conversar com ele me fez sentir ótimo”, relembra o ator sobre sua hesitação inicial.
“Minha experiência com Kubrick foi exaustiva”: Tom Cruise foi levado ao limite nas filmagens de De Olhos Bem Fechados
Warner Bros. Pictures
Kubrick tinha a fama de perfeccionista e levar seus atores ao limite nas filmagens, e não foi diferente em De Olhos Bem Fechados. Segundo o Deadline, o diretor fazia jogos mentais com Tom Cruise e Nicole Kidman, que eram um casal na época, para conseguir o máximo de suas atuações e até mesmo os impediu de se falar nos bastidores.
Tom Cruise desenvolveu uma úlcera pelo estresse na produção, mas não se arrepende de ter feito o filme. “Eu não gostei de interpretar o Dr. Bill. Eu não gostei dele. Esse cara está segurando tudo por tanto tempo. E ele nunca teve erupções cutâneas. Foi desagradável. Mas eu teria me arrependido se não tivesse feito isso”, disse ao Deadline.
O ator também disse ao Fotogramas como foi sua experiência com Kubrick:
Embora eu me dedique 100% a todos os meus trabalhos, é claro que De Olhos Bem Fechados foi um desafio para mim, e era inevitável que eu me envolvesse com esse personagem mais do que com qualquer outro… Minha experiência com Kubrick foi exaustiva, diferente de tudo que eu já havia feito
De Olhos Bem Fechados foi o último trabalho de Stanley Kubrick, que morreu de causas naturais em 1999, antes do lançamento do filme. “Ele tinha uma energia incrível e trabalhava muito duro – às vezes, me mandava faxes às 3 da manhã. Foi um choque, algo inesperado, principalmente depois de ter falado com ele dois dias antes”, disse Tom Cruise.




