A mudança acontece 15 anos após a estreia do canal por assinatura da Globo.
A Globo anunciou nesta quarta-feira (07) uma mudança significativa: o Canal Viva, como conhecemos hoje, deixará de existir e passará a se chamar Globoplay Novelas, com uma programação inteiramente voltada aos folhetins. Com isso, séries, humorísticos e outros programas clássicos que marcaram a história da TV Globo deixam de fazer parte da grade.
A mudança passa a valer em 9 de junho, justamente quando o Viva completa 15 anos no ar. Além das reprises de grandes sucessos do acervo da Globo, o canal por assinatura também exibirá novelas internacionais e produções inéditas do Globoplay, como Guerreiros do Sol.
Guerreiros do Sol e sucesso nunca reprisado marcam a progamação do novo Globoplay Novelas
Inicialmente, a programação do Globoplay Novelas contará com quatro novas faixas dedicadas à teledramaturgia. A estreia de Guerreiros do Sol acontecerá simultaneamente no Globoplay e no canal, no dia 11 de junho.
A novela de George Moura e Sergio Goldenberg é livremente inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita e de outros cangaceiros que cruzaram o nordeste entre as décadas de 1920 e 1930. A produção tem grandes nomes no elenco, incluindo Isadora Cruz, Thomás Aquino, Alinne Moraes, Irandhir Santos, Nathalia Dill, Alice Carvalho e Alexandre Nero.
Divulgação/Globoplay
Guerreiros do sol será exibida de segunda a sexta, às 22h40, com reapresentação do capítulo de sexta no sábado. Já no Globoplay, a trama terá cinco episódios liberados por semana.
Além da produção Original Globoplay inédita, o canal vai exibir Além do Tempo (2015), sucesso da faixa das 18h que ainda não foi reprisado, e as tramas internacionais Hercai (Turquia) e O Amor Invencível (México).
Batalha de Helenas
Para aproximar ainda mais o canal dos noveleiros – que sempre participam ativamente opinando sobre as próximas reprises –, outra novidade anunciada foi o Batalhas Temáticas. Nessa dinâmica, o público poderá escolher qual novela quer ver no ar, votando entre duas produções de sucesso que compartilham um tema em comum.
A primeira disputa será entre duas icônicas “Helenas de Manoel Carlos”: A Helena de Vera Fischer, de Laços de Família (2000), que abre mão de uma grande paixão em nome da felicidade da filha, enfrentará a Helena de Regina Duarte, de Por Amor (1997), que troca seu bebê saudável pelo filho natimorto da filha.
Os telespectadores poderá votar em sua novela preferida por meio de uma enquete que será aberta em breve no gshow. A vencedora estreia em julho no Globoplay Novelas.
Apesar do novo nome, o Globoplay Novelas manterá a mesma numeração do Viva na TV por assinatura (canal 543 na Claro TV e 443 na Sky). O canal também seguirá disponível para assinantes do plano Globoplay + Canais




