Garota do Momento, exibida desde novembro de 2024 na faixa das 18h da Globo, está se aproximando da reta final e vai encerrar sua trajetória com um feito e tanto: será a mais longa do horário em quase 20 anos. Escrita por Alessandra Poggi, a trama tem previsão de término para 28 de junho, totalizando 202 capítulos — um número que não era alcançado desde Alma Gêmea (2005), que teve 227.
Nos últimos 20 anos, outras novelas até chegaram perto dessa marca, como Êta Mundo Bom! (2016), com 190 capítulos, e Sinhá Moça (2006) e Boogie Oogie (2014), ambas com 185. Mas nenhuma passou dos 200, o que torna Garota do Momento uma exceção e um exemplo raro de longevidade no horário das seis.
Esse bom desempenho foi um dos fatores que incentivaram a Globo a apostar novamente em histórias mais longas nesse espaço da programação. A estratégia, inclusive, já tem continuidade garantida com a próxima novela das 18h, Êta Mundo Melhor, continuação de Êta Mundo Bom!, que estreia em 30 de junho e deve seguir no ar até o primeiro semestre de 2026.
Mesmo com média de audiência de 17,5 pontos na Grande São Paulo, números não tão expressivos para o horário, a Globo acredita que o modelo tradicional de medição já está “ultrapassado”. A emissora também considera o impacto nas redes sociais e a boa aceitação do público nas plataformas digitais.
Apesar da atual tendência de produções mais curtas, com estilo parecido ao de séries, para atender à atual geração que prefere conteúdos rápidos, a Globo também pensa no lado financeiro: manter uma novela longa no ar sai mais barato do que encurtá-la e lançar outra produção.
Foi essa lógica que segurou no ar até mesmo novelas que foram um grande fiasco de audiência, como Mania de Você. Com isso, a emissora tem preferido apostar em qualquer ponto positivo como justificativa para manter uma produção no ar — uma espécie de “regra” adotada sob a gestão de Amauri Soares, atual diretor geral da casa.




