A atriz está afastada da TV há cinco anos; veja o que ela tem feito desde então.
Na noite desta segunda-feira (28), o tão aguardado Encontro de Vilãs no Show 60 Anos da TV Globo mexeu com o coração dos nostálgicos e apaixonados por teledramaturgia. Mas, apesar da celebração, uma ausência não passou despercebida pelos fãs: a de Flora, a inesquecível vilã de A Favorita (2009), eternizada por Patrícia Pillar.
Com sua frieza calculada, ironia afiada e frases memoráveis, Flora certamente teria brilhado na cena que reuniu grandes antagonistas das novelas, como Carminha (Adriana Esteves), Nazaré (Renata Sorrah), Cristina (Flávia Alessandra) e Perpétua (Joana Fomm).
Nas redes sociais, não faltaram reclamações. “A pessoa faz uma reunião de vilãs icônicas da teledramaturgia e não chama a Flora, logo A FLORA”, criticou uma usuária do X (antigo Twitter). Outro perfil também comentou a ausência da personagem: “Todas aquelas vilãs são ótimas, mas a real é que nenhuma foi mais vilã que a Flora”.
TV Globo
Não se sabe se a Globo chegou a convidar Patrícia Pillar para o especial ou se a personagem acabou não se encaixando no conceito artístico da cena.
Em 2021, a atriz participou do especial 70 Anos Esta Noite, em celebração às sete décadas das telenovelas brasileiras. No programa, Patrícia relembrou algumas cenas marcantes de Flora ao lado de outras intérpretes de vilãs famosas – mas as atrizes estavam descaracterizadas.
Por onde anda Patrícia Pillar?
Mesmo afastada das novelas nos últimos anos, Patrícia Pillar continua sendo lembrada como um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira. Ao longo de sua trajetória, a atriz participou de produções marcantes, como Roque Santeiro (1985), Brega & Chique (1987), Rainha da Sucata (1990), Salomé (1991), Renascer (1993), O Rei do Gado (1996), Cabocla (2004), Sinhá Moça (2006), Lado a Lado (2012) e O Rebu (2014).
Além das novelas, também se destacou em séries e minisséries, como Mulher (1998–1999), Amores Roubados (2014), Ligações Perigosas (2016) e Onde Nascem os Fortes (2018), seu último trabalho na TV aberta – com exceção de uma breve participação no primeiro capítulo de Salve-se Quem Puder (2020), em que interpretou a si mesma.
Em 2021, após uma trajetória de 36 anos, Patrícia encerrou seu contrato fixo com a Globo, mas deixou as portas abertas. “Tem sido uma relação de respeito mútuo durante todo esse período. Deixo muitos amigos, uma bela história construída em parceria e a porta está aberta para novos projetos”, disse a atriz em entrevista ao Metrópoles na época.
Atualmente, Patrícia Pillar se dedica a outras áreas, como projetos no cinema e na música. Nas redes sociais, ela mantém contato com os fãs, se posiciona sobre questões políticas, culturais, sociais e ambientais, e frequentemente relembra seus personagens na televisão:
“Tantas histórias, tantos personagens, tanta gente bacana e trabalhadora, tantos laços criados, alegrias, conquistas e grandes desafios. Parabéns à TV Globo por seus 60 anos! Fico muito feliz em ter feito parte de 4 décadas dessa trajetória!”, escreveu a atriz em seu Instagram.




