Um verdadeiro clássico com Macaulay Culkin.
Lançada nos EUA em 21 de dezembro de 1994, a comédia cult Riquinho (Ri¢hie Ri¢h, no título original) é estrelada por Macauly Caulkin, o astro da saga Esqueceram de Mim. Na época, ele era certamente o jovem ator mais famoso do planeta.
Infelizmente, o entusiasmo em torno do filme se dissipou rapidamente, e Riquinho foi um grande fracasso comercial, arrecadando apenas 38 milhões de dólares em todo o mundo com um orçamento de 40 milhões, precipitando a queda do queridinho dos anos 1990. Esse seria seu último filme como ator mirim.
Uma joia dos anos 90 com Macauly Caulkin
Dirigido por Donald Petrie, a história nos apresenta a Richard e Regina Rich, interpretados por Edward Herrmann e Christine Ebersole, que têm uma fortuna estimada em 70 bilhões de dólares. Seu filho, chamado Richie Rich (no Brasil, o nome foi adaptado para “Riquinho Rico”), é proclamado “a criança mais rica do mundo”.
Warner Bros.
Mas à medida que o garoto cresce, ele percebe que há uma coisa que o dinheiro não pode comprar: amigos. Um dia, enquanto os pais de Richie estão fora em uma viagem de negócios, seu mordomo, Herbert Cadbury, convida um grupo de crianças para que Richie possa fazer amizade com elas.
No entanto, durante a viagem, os pais de Richie são vítimas de um ataque planejado por Lawrence Van Dough, um de seus sócios, e seu cúmplice, Sr. Ferguson; os dois vilões querem assumir o controle da Rich Industries. Richie, Cadbury e seus amigos fazem de tudo para detê-los e evitar que roubem o cofre da família.
Uma segunda vida em vídeo… e em streaming
Riquinho pode ter sido um fracasso nos cinemas, mas ganhou uma nova vida em vídeo: o filme arrecadou 125 milhões de dólares em aluguéis de VHS. Além disso, em abril de 1997, arrecadou 44,2 milhões em vendas físicas. Disponível atualmente em streaming pela Max, vale a pena (re)assisti-lo, principalmente por seus atores, liderados por Jonathan Hyde, que está excelente no papel de Cadbury.
Warner Bros.
O filme decola quando o mordomo decide convidar jovens proletários para a enorme propriedade dos Rich. Toda criança dos anos 1990 sonhava em ser o próprio Riquinho Rico ou em ser um dos amigos convidados para andar de quadriciclo nos gramados, ser jogados de uma catapulta ou comer em um McDonald’s especialmente montado dentro da casa!
Riquinho, no entanto, nos ensina uma lição muito importante: não importa o quão rico você seja materialmente, você nunca poderá pagar pelo amor ou pela amizade, mesmo que sua família tenha uma fortuna de 70 bilhões de dólares, como o herói do filme.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!




