A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) passa a ter um equipamento de análise genética com capacidade de processar DNA em até 20 minutos para resolução de crimes sexuais e patrimoniais. Entrega foi feita na manhã desta quarta-feira, 22, na sede da Pefoce. Estado é o primeiro do País a autilizar aparelho, afirmou o governador Elmano de Freitas (PT).
Elmano destacou o grau de qualidade na análise das amostras genéticas e como isso pode impactar nas investigações policiais. “Todos os crimes que possam ter alguma identificação de DNA, ele vai poder colaborar. Seja um crime sexual, até um crime patrimonial, uma vez que a pessoa pode ter deixado algum resquício que permita fazer identificação do DNA, essa amostra recolhida, colocada nesse aparelho, ele pode identificar”, afirmou.
É
+
que streaming. É arte, cultura e história.
O perito-geral Júlio Torres explicou que o equipamento utilizado atualmente leva até 12 horas para analisar uma placa com 96 amostras de DNA. Com a nova aquisição, o resultado de oito amostras deverá sair em até 20 minutos.
“Esse ganho na celeridade do tempo e, principalmente, na qualidade técnica, permitindo, por exemplo, que a Polícia Judiciária, a Polícia Civil, quando conecta a Pefoce, poderemos fazer uma análise específica com mais celeridade nessa amostra pontual. Isso dá agilidade à investigação”, detalhou Júlio.
Com informações da repórter Mirla Nobre
Dúvidas, Críticas e Sugestões?
Fale com a gente