A cena questiona as inconsistências das leis mágicas.
Embora todas as adaptações de livros para filmes tenham diferenças em relação ao material original, a saga Harry Potter é geralmente elogiada por ser bastante fiel. Isso não impede que sejam tomadas pequenas liberdades – como a famosa cena do “Você colocou seu nome no Cálice de Fogo?”, dita em tons muito diferentes no livro e no filme.
O problema surge quando as mudanças colocam em questão as leis gerais do universo. E isso é algo que também acontece no filme preferido de muitos telespectadores: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Logo no início, Harry está lendo à noite debaixo das cobertas e, para iluminar o ambiente, usa o feitiço Lumos.
É uma cena muito colorida e divertida, e talvez por isso tenhamos esquecido algo na época: por sua idade, Harry não deveria usar feitiços fora da escola, seja Lumos ou qualquer outro! Aliás, um ponto importante mais adiante na saga é o fato de que Harry usa o feitiço do Patrono fora de Hogwarts para se defender, e causa bastante alvoroço no Ministério da Magia – que até o leva a julgamento.
Warner Bros.
É um erro muito desajeitado que poderia ter sido evitado emulando a cena original. No livro, a mesma cena é descrita com Harry usando uma lanterna para fazer o dever de casa, evitando assim o uso de magia. Porém, nem os livros estão isentos desses tipos de inconsistência, já que no início de A Ordem da Fênix Harry também usa Lumos em outra ocasião. Sem consequências.
É aqui que ocorre o debate entre os fãs. Será que a cena é um erro? É possível que Lumos seja um feitiço de nível tão baixo que o Ministério não se preocupe muito com ele, mas isso também pareceria uma exceção muito conveniente e certamente não justificada em lugar nenhum. Sem falar que isso abriria a questão de quais feitiços podem ser usados e quais não podem, tornando as regras rígidas do Ministério um tanto inúteis.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!




