O Posto da Defesa Civil, em Fortaleza, registrou o acumulado de 132mm de chuvas entre as 7h de terça-feira, 14, e as 7 horas desta manhã, 15. Os dados são da Fundação Cearense de Metereologia (Funceme), divulgados após o segundo aviso para chuvas intensas emitido pela órgão na terça-feira. O município com mais chuvas foi Pacujá, a 200 km da Capital, com 230 mm.
Além de Fortaleza, outros 110 municípios do Ceará registraram precipitação até a última atualização da Funceme, às 7h40min. Acaraú, no Litoral Norte, registrou o segundo maior acumulado do dia, com 192mm.
É
+
que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo a Funceme, as chuvas previstas são resultados da influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favorece a formação de áreas de instabilidades no centro-sul do Ceará. A proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) colabora para o aumento de instabilidade sobre a faixa litorânea; e os efeitos locais, como: relevo e temperatura.
De acordo com a Funceme, a previsão para o restante da manhã é de céu nublado e chuvas com trovoadas em todas as macrorregiões do Estado.
Para o período da tarde, são esperadas variações de céu nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões, além de com chuvas.
Durante a noite, o céu deve variar para parcialmente nublado com poucas nuvens. Chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada, ocasionalmente forte, devem ser registradas, podendo estar acompanhadas de trovoadas isoladas e rajadas de vento no Cariri e no sudoeste do Sertão Central e Inhamuns.