+ Postagens

Prefeitos tomam posse em mais de 5 mil cidades do…

Os prefeitos eleitos no pleito de outubro de 2024 tomam posse nos respectivos cargos nesta quarta-feira, 1º de janeiro. Em 2024, foram eleitos prefeitos em 5.569 cidades, das quais 2.461 reconduziram os atuais mandatários para o cargo. É a maior taxa de reeleição da história: 82% dos políticos que buscaram novos mandatos nas prefeituras saíram vitoriosos.

Saúde, mobilidade urbana, segurança pública e orçamento devem ser os temas de maior preocupação para o início dos novos mandatos dos prefeitos a partir de 1⁰ de janeiro de 2025, segundo a avaliação de diretores da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

Ampla vitória da centro-direita

Os partidos de centro-direita saíram fortalecidos das urnas neste ano. O PSD foi o partido com mais prefeitos eleitos, em 891 municípios, enquanto o MDB venceu em 864 municípios, seguidos por PP (752), União Brasil (591) e PL (517). Nas maiores cidades do país, PSD e MDB também foram os grandes vencedores, e cada uma das siglas irá comandar cinco capitais, inclusive nos dois municípios mais populosos com a vitória de Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo, e Eduardo Paes (PSD), no Rio de Janeiro.

Prefeitos de olho em 2026

O bom desempenho de Paes, que venceu as eleições ainda no primeiro turno, deve credenciá-lo à disputa do governo estadual, em 2026. Casos parecidos são os de João Henrique Caldas (PL), prefeito de Maceió, que fez mais de 83% dos votos e se projetou às eleições para o governo de Alagoas, e de Bruno Reis (União), que fez 78% dos votos em Salvador e, junto com Antonio Carlos Magalhães, desponta como um possível postulante do União Brasil para o governo baiano.

À esquerda, as vitórias em capitais se limitaram a Fortaleza, com Evandro Leitão (PT), e em Recife, com João Campos (PSB). O prefeito reeleito da capital pernambucana venceu em primeiro turno com 71% dos votos. Aos 31 anos, Campos é uma das maiores apostas da renovação da esquerda e tem grandes chances de concorrer ao governo de Pernambuco nas próximas eleições.

Fonte Matéria

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

+ LEIA TAMBÉM

RECEBA NOVIDADES

Receber notícias em primeira mão em seu email nunca foi tão fácil, basta colocar seu email abaixo: