
Além de Tieta, que está em reprise no Vale a Pena Ver de Novo desde o início do mês, a Globo definiu o retorno de outra novela da década de 1980. A emissora resgatou Plumas e Paetês, que estará de volta a partir de janeiro.
Exibida originalmente na faixa das 19h entre 8 de setembro de 1980 e 25 de abril de 1981, em 191 capítulos, a trama escrita por Cassiano Gabus Mendes terá reprise no canal Viva. Será apenas a segunda reapresentação da novela, reexibida pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo em 1983.
O folhetim teve coautoria de Silvio de Abreu, que assumiu o comando da história a partir do capítulo 103. Isso aconteceu depois que Cassiano Gabus Mendes se afastou do trabalho após sofrer um infarto.
Quando Plumas e Paetês estreia no Viva?
Plumas e Paetês estreia no dia 20 de janeiro de 2025 no Viva. A trama será a substituta de Corpo a Corpo na faixa das 14h40, com reprises à 0h30 e maratona aos domingos.
No entanto, o canal exibirá a versão internacional da obra — assim como acontece com Corpo a Corpo –, que tem capítulos com duração menor em relação à versão original. Isso acontece porque a Globo não possui mais a íntegra da novela em seu acervo.
Trama já voltou em remake
A trama acompanha a trajetória de Marcela (Elizabeth Savala), que se infiltra em uma família rica assumindo outra identidade após um grave acidente envolvendo o casal de amigos, Osmar (Stepan Nercessian) e Júlia (Cristina Aché).
A história de Plumas e Paetês, no entanto, já voltou em um remake na Globo. O folhetim não ganhou uma nova versão, mas teve sua trama principal aproveitada no remake de Ti Ti Ti, em 2010.
Na época, a autora Maria Adelaide Amaral entendeu que necessitava de histórias paralelas marcantes na adaptação da novela. Ela, então, resolveu adicionar a história da trama, já que ambas foram escritas por Cassiano Gabus Mendes.


Assim como na original, Marcela (Isis Valverde) se passou por noiva de Osmar (Gustavo Leão) para não ficar desamparada. Porém, a trama sofreu alterações. No remake de Ti Ti Ti, Osmar era gay e tinha um relacionamento com Julinho (André Arteche).
Depois da morte de Osmar no acidente, Marcela assumiu o posto de noiva de Osmar à pedido de Julinho. Ele temia que a família do falecido não aceitasse a sexualidade dele após a perda.




