Muitos atores saíram dos holofotes e hoje vivem (praticamente) como anônimos.
Há 30 anos, estreava uma das novelas mais marcantes da televisão brasileira: Malhação. Com 27 temporadas, a trama se reinventava a cada ano, refletindo as transformações da juventude brasileira. Durante esse tempo, muitos talentos foram revelados – alguns desapareceram da TV, enquanto outros continuam brilhando nas telinhas até hoje!
Lançada em 24 de abril de 1995, a primeira temporada de Malhação foi um verdadeiro sucesso: tinha triângulo amoroso, marombeiro e personagens tão carismáticos que ficaram eternizados no coração do público. A última temporada, Toda Forma de Amar, foi exibida entre abril de 2019 e abril de 2020. Depois disso, a TV Globo reprisou algumas edições anteriores, mas, em setembro de 2021, anunciou o cancelamento definitivo da novela teen.
Com mais de 6.200 capítulos, Malhação abordou temas relevantes da sociedade, como racismo, desigualdade, sexualidade e saúde mental, tornando-se um marco na história da TV brasileira. Para celebrar os 30 anos da estreia, que tal relembrar o elenco da primeira temporada e descobrir como estão hoje? Confira abaixo!
Héricles – Danton Mello
Divulgação/TV Globo
Na primeira temporada de Malhação, Danton Mello viveu o cativante Héricles, um rapaz do interior que conseguiu um emprego na academia. Com uma carreira repleta de sucessos, o ator segue em plena atividade. Entre suas novelas mais recentes estão Deus Salve o Rei (2018), Órfãos da Terra (2019), Um Lugar ao Sol (2021) e Garota do Momento (2024).
Bella – Juliana Martins
Divulgação/TV Globo/Julio Cesar/ AgNews
Juliana Martins deu vida à protagonista Bella, que começou a trama apaixonada por Romão (Luigi Baricelli) e logo se encantou por Héricles. A atriz seguiu carreira na Globo, com participações em novelas como Coração de Estudante (2002), Cheias de Charme (2012) e Geração Brasil (2014). Atualmente, ela se dedica ao teatro e ao streaming.
Romão – Luigi Baricelli
Divulgação/TV Globo/AgNews
E como esquecer do vilão da primeira Malhação? O arrogante lutador de jiu-jitsu Romão foi interpretado por Luigi Baricelli, que, após a novela teen, emendou diversos papéis em produções da Globo. Atualmente, ele está afastado da TV e se dedica ao setor de investimentos imobiliários nos Estados Unidos, além de atuar como palestrante motivacional.
Mocotó – André Marques
Divulgação/Globo/João Cotta
O divertido Mocotó, vivido por André Marques, é um dos personagens mais marcantes da Malhação. Após a novela, não demorou para o ator iniciar a carreira de apresentador. André comandou o Vídeo Show de 2000 a 2013 e o Superstar entre 2014 e 2015. Depois, esteve à frente do É de Casa até encerrar seu contrato com a Globo em 2022, após 27 anos na Globo.
Dado – Claudio Heinrich
Divulgação/TV Globo/Instagram/@claudioheinrich
Depois de viver Dado, o professor de luta em Malhação, Claudio Heinrich descobriu uma verdadeira paixão pelas artes marciais. Ele chegou a protagonizar Uga Uga (2000) e, posteriormente, migrou para a Record, onde atuou em sete novelas. Seu último trabalho na televisão foi em Pecado Mortal (2013). Hoje, é professor de jiu-jitsu – a vida imita a arte!
Juli – Carolina Dieckmann
Divulgação/TV Globo/Victor Chapetta/AgNews
Após interpretar Juli, a irmã de Dado em Malhação, Carolina Dieckmann emendou um trabalho atrás do outro na emissora – incluindo sucessos como Laços de Família (2000), Mulheres Apaixonadas (2003), Cobras & Lagartos (2006) e Vai na Fé (2023). Atualmente, Carol segue firme na atuação e está no ar como Leila no remake de Vale Tudo.
Paula Prata – Silvia Pfeifer
TV Globo/Reprodução/Instagram
Paula, a proprietária da academia Malhação, foi interpretada por Silvia Pfeifer. A atriz colecionou sucessos ao longo de sua carreira e, inclusive, retornou à novela na 20ª temporada (Malhação: Intensa como a Vida, em 2012), como Marta, a mãe de Ju (Agatha Moreira). Seu último trabalho na televisão foi em Reis, da RecordTV, em 2022.
Luíza – Fernanda Rodrigues
TV Globo
Na primeira temporada de Malhação, Fernanda Rodrigues deu vida a Luíza, a aluna de judô que tinha um crush no seu professor, Dado, e vivia um romance embalado pela música “Malandragem”, de Cássia Eller. A atriz nunca parou de atuar, e seu trabalho mais recente foi em Fuzuê (2023), a novela das sete com a pior audiência da história.




