A franquia é assinada por James Cameron.
Em meados de 2009, James Cameron deu à luz Avatar, aquele que se tornaria o filme de maior bilheteria da história do cinema. Em 2022, foi a vez de um segundo capítulo ganhar vida: Avatar: O Caminho da Água. Agora, em 2025, o terceiro episódio da saga, enfim, chega às salas escuras: Avatar: Fogo e Cinzas estreia no dia 18 de dezembro.
Nesta nova jornada, Sully e os outros cruzam caminho com uma tribo conectada ao fogo. Desta forma, a família do rapaz precisará lidar com o Povo das Cinzas, um grupo que é comandado por Varang, uma Na’vi endurecida pelas dificuldades que presenciou desde a infância.
Como dito anteriormente, Avatar é sinônimo de retorno financeiro. Enquanto o primeiro longa-metragem faturou 2,9 bilhões de dólares mundialmente, o segundo levou para os cofres da Twentieth Century Fox cerca de 2,3 bilhões. Além do sucesso, a franquia conta com grandes nomes do audiovisual em seu elenco, como Sam Worthington, Zoë Saldaña, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Kate Winslet e mais.
“Chorou por quatro horas”: A esposa de James Cameron achou Avatar 3 muito emocionante – e ela viu o filme 1 ano antes do lançamento!
UM UNIVERSO EM EXPANSÃO
Se tudo correr como o planejado, a saga Avatar continuará após o terceiro filme com mais dois títulos. Avatar 4 e Avatar 5 estrearão nos cinemas em 2029 e 2031, respectivamente – e Cameron já anunciou que alguns spin-offs também estão em desenvolvimento.
“Eu disse à Disney: ‘Olha, eu quero fazer uma série de antologia animada ambientada naquele mundo, mas com histórias que você não esperaria daquele universo'”, disse o cineasta durante uma entrevista recente à Empire. “Pode até haver um filme de animação, talvez para streaming ou lançamento nos cinemas”, acrescentou.
Na conversa, Cameron enfatizou que eles ainda estão reunindo histórias e procurando diretores em potencial para o spin-off, deixando claro que a série animada ainda está em fase conceitual.




